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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO
DO PARANÁ
Autores: SUZANE KETLYN MARTELLO | Tatiana Crovador Siefert, Maristela Zanella, Simone Rodrigues de Carvalho,
Marcos Paulo Colla. Instituição: Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná
PALAVRAS-CHAVE: educação continuada; educação em saúde; atenção à saúde
Caracterização do problema: a dificuldade na implementação de práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma
realidade frequente nos serviços de saúde do SUS, não só no que se refere à organização das capacitações, como também nas
estratégias para reunir as equipes e destinar tempo exclusivo para tal, uma vez que a EPS se caracteriza pela aprendizagem no
cotidiano laboral, visando não só o desenvolvimento humano, como também melhorias nos processos de trabalho. Justificativa:
a criação de um departamento específico para gerir as práticas de EPS, além de garantir efetivamente a qualificação dos
profissionais voltada às necessidades da população atendida, auxilia no desenvolvimento de pesquisas, com fim último na
prestação de um serviço de qualidade pelas instituições de saúde do país. Objetivos: relatar a experiência da implantação de um
Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em um hospital público do Paraná. Descrição da experiência: a implantação do NEP se deu
em outubro de 2021, a fim de coordenar e gerir as atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição. A primeira ação foi
realizar um levantamento das necessidades de capacitação, em todos os setores do hospital, inclusive terceirizados. Após esse
levantamento, foi criado um cronograma anual de capacitações, com meta de, ao menos, 6 capacitações trimestrais, de forma
a contemplar todos os setores, e uma capacitação global, ou seja, para todos os profissionais. De novembro de 2021 a maio
de 2022 foram realizadas, em média, 3,1 capacitações mensais, superando a meta estabelecida inicialmente, muitas das quais
com abrangência multi e interprofissional. Cada capacitação é avaliada por meio de um formulário que gera um percentual de
satisfação, cuja média no período avaliado foi de 88,9%. Além das capacitações, estão em andamento um projeto para abertura de
residência médica na área de Dermatologia para o ano de 2022, um curso na modalidade de ensino a distância, e dois termos de
cooperação técnico científica com duas instituições de ensino, uma a nível de graduação e outra de pós-graduação stricto sensu,
a fim de propiciar campo de estágio e de desenvolvimento de pesquisas. Reflexão sobre a experiência e recomendações: a
implantação do NEP em equipamentos de saúde do SUS é recomendável, uma vez que torna viável o desenvolvimento de práticas
de EPS e de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a prestação de um serviço de qualidade e baseado em
evidências.
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOMOCIONAIS DO RESIDENTE E A IMPORTÂNCIA
DA ESCUTA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL
Autores: GABRIELA PINHEIRO BRANDT | Tatiane Caroline Boumer, Isabel de Lima Zanata. Instituição: Fundação
Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba
PALAVRAS-CHAVE: Preceptoria; Educação Baseada em Competências; Enfermeiros, Residência Hospitalar.
Caracterização do problema: A modalidade de formação em nível de Residência em Área Profissional da Saúde, além de
conhecimentos e habilidades técnicas, proporciona experiências a partir de fenômenos sociais concretos, conflitos oriundos das
ações assistenciais e das relações, contribuindo para os processos de desenvolvimento pessoal. Justificativa: As mudanças nos
processos de ensino-aprendizagem devem levar em consideração a importância pedagógica que envolve o desenvolvimento
de habilidades de comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe,relacionamento interpessoal e gestão de conflitos.
As competências socioemocionais possuem um papel fundamental de modo a contribuir na adaptabilidade e resolução
de problemas e menores índices de stress e esgotamento físico e mental. Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade
expositiva e interativa para residentes, sobre competências socioemocionais a serem desenvolvidas ao longo de um programa
de residência. Descrição da experiência: A ação foi realizada em um Programa de Residência de Enfermagem em Urgência e
Emergência com o intuito de interação, escuta ativa e conhecer as primeiras impressões acerca do programa. A atividade foi
dividida conforme os seguintes tópicos:a)Percepção inicial do residente como sujeito no processo de aprendizagem: “Como me
sinto sendo residente e qual meu papel na equipe?”;b)Compartilhamento de situações positivas e negativas: momento utilizado
para compartilhar intercorrências,conflitos com equipe, fatos positivos;c)Fala expositiva da preceptoria e troca de experiências
acerca das competências socioemocionais a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas: “Quais são as minhas competências e quais
preciso desenvolver?”;d)Atividade manual criativa, incentivando o processo de autoconhecimento e autoconfiança, na qual os
mesmos realizaram desenhos ou escritas descrevendo as principais expectativas quanto ao programa, e quais as competências
a desenvolver e aperfeiçoar. As devolutivas aconteceram espontaneamente logo ao término da atividade. Reflexões sobre a
experiência e recomendações: Os residentes referiram que se sentiram acolhidos e motivados com a metodologia utilizada,
pois foi um momento de escuta e de atividades criativas, e não apenas de cunho teórico-científico.Com base nessa experiência,
reforça-se que o preceptor pode contribuir ativamente no desenvolvimento do residente, através de ações que estimulem
pensamento crítico-reflexivo e amadurecimento de competências socioemocionais.
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