Page 70 - ANAIS_6congresso_8Mostra
P. 70

EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO
                                                       DO PARANÁ

                   Autores: SUZANE KETLYN MARTELLO | Tatiana Crovador Siefert, Maristela Zanella, Simone Rodrigues de Carvalho,
                   Marcos Paulo Colla. Instituição: Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná

                PALAVRAS-CHAVE: educação continuada; educação em saúde; atenção à saúde
                Caracterização do problema: a dificuldade na implementação de práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma
                realidade frequente nos serviços de saúde do SUS, não só no que se refere à organização das capacitações, como também nas
                estratégias para reunir as equipes e destinar tempo exclusivo para tal, uma vez que a EPS se caracteriza pela aprendizagem no
                cotidiano laboral, visando não só o desenvolvimento humano, como também melhorias nos processos de trabalho. Justificativa:
                a  criação  de  um  departamento  específico  para  gerir  as  práticas  de  EPS,  além  de  garantir  efetivamente  a  qualificação  dos
                profissionais  voltada  às  necessidades  da  população  atendida,  auxilia  no  desenvolvimento  de  pesquisas,  com  fim  último  na
                prestação de um serviço de qualidade pelas instituições de saúde do país. Objetivos: relatar a experiência da implantação de um
                Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em um hospital público do Paraná. Descrição da experiência: a implantação do NEP se deu
                em outubro de 2021, a fim de coordenar e gerir as atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição. A primeira ação foi
                realizar um levantamento das necessidades de capacitação, em todos os setores do hospital, inclusive terceirizados. Após esse
                levantamento, foi criado um cronograma anual de capacitações, com meta de, ao menos, 6 capacitações trimestrais, de forma
                a contemplar todos os setores, e uma capacitação global, ou seja, para todos os profissionais. De novembro de 2021 a maio
                de 2022 foram realizadas, em média, 3,1 capacitações mensais, superando a meta estabelecida inicialmente, muitas das quais
                com abrangência multi e interprofissional. Cada capacitação é avaliada por meio de um formulário que gera um percentual de
                satisfação, cuja média no período avaliado foi de 88,9%. Além das capacitações, estão em andamento um projeto para abertura de
                residência médica na área de Dermatologia para o ano de 2022, um curso na modalidade de ensino a distância, e dois termos de
                cooperação técnico científica com duas instituições de ensino, uma a nível de graduação e outra de pós-graduação stricto sensu,
                a fim de propiciar campo de estágio e de desenvolvimento de pesquisas. Reflexão sobre a experiência e recomendações: a
                implantação do NEP em equipamentos de saúde do SUS é recomendável, uma vez que torna viável o desenvolvimento de práticas
                de EPS e de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a prestação de um serviço de qualidade e baseado em
                evidências.



                DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOMOCIONAIS DO RESIDENTE E A IMPORTÂNCIA
                 DA ESCUTA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL
                   Autores: GABRIELA PINHEIRO BRANDT | Tatiane Caroline Boumer, Isabel de Lima Zanata. Instituição: Fundação
                   Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba
                PALAVRAS-CHAVE: Preceptoria; Educação Baseada em Competências; Enfermeiros, Residência Hospitalar.
                Caracterização do  problema:  A  modalidade  de  formação  em  nível  de  Residência  em  Área  Profissional  da  Saúde,  além  de
                conhecimentos e habilidades técnicas, proporciona experiências a partir de fenômenos sociais concretos, conflitos oriundos das
                ações assistenciais e das relações, contribuindo para os processos de desenvolvimento pessoal. Justificativa: As mudanças nos
                processos de ensino-aprendizagem devem levar em consideração a importância pedagógica que envolve o desenvolvimento
                de  habilidades  de  comunicação,  pensamento  crítico,  trabalho  em  equipe,relacionamento  interpessoal  e  gestão  de  conflitos.
                As  competências  socioemocionais possuem  um  papel  fundamental  de  modo  a contribuir  na  adaptabilidade  e  resolução
                de problemas e menores índices de stress e esgotamento físico e mental. Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade
                expositiva e interativa para residentes, sobre competências socioemocionais a serem desenvolvidas ao longo de um programa
                de residência. Descrição da experiência: A ação foi realizada em um Programa de Residência de Enfermagem em Urgência e
                Emergência com o intuito de interação, escuta ativa e conhecer as primeiras impressões acerca do programa. A atividade foi
                dividida conforme os seguintes tópicos:a)Percepção inicial do residente como sujeito no processo de aprendizagem: “Como me
                sinto sendo residente e qual meu papel na equipe?”;b)Compartilhamento de situações positivas e negativas: momento utilizado
                para compartilhar intercorrências,conflitos com equipe, fatos positivos;c)Fala expositiva da preceptoria e troca de experiências
                acerca das competências socioemocionais a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas: “Quais são as minhas competências e quais
                preciso desenvolver?”;d)Atividade manual criativa, incentivando o processo de autoconhecimento e autoconfiança, na qual os
                mesmos realizaram desenhos ou escritas descrevendo as principais expectativas quanto ao programa, e quais as competências
                a desenvolver e aperfeiçoar. As devolutivas aconteceram espontaneamente logo ao término da atividade. Reflexões sobre a
                experiência e recomendações:  Os residentes referiram que se sentiram acolhidos e motivados com a metodologia utilizada,
                pois foi um momento de escuta e de atividades criativas, e não apenas de cunho teórico-científico.Com base nessa experiência,
                reforça-se que  o preceptor pode  contribuir  ativamente no  desenvolvimento  do  residente, através de  ações que  estimulem
                pensamento crítico-reflexivo e amadurecimento de competências socioemocionais.



                                                           70
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75