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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                    EFICÁCIA DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES MÉDICOS E ADOLESCENTES DO ENSINO
                                                         MÉDIO

                    Autores: CRISTIANE DE MELO AGGIO | Eduardo Aparecido da Silva Nieto, Jessica Lourenço Cardoso, Matheus
                    Arengheri Vicente. Instituição: UNICENTRO

                 PALAVRAS-CHAVE: Saúde do Adolescente; Ensino; Aprendizagem; Competência Clínica
                 Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 determinam que estudantes de Medicina sejam humanizados e
                 aptos às ações de ações de atenção, gestão e educação em saúde e a Universidade deve promover a interlocução entre
                 o  conhecimento  científico  e  as  necessidades  sociais1.  Assim,  relatamos  uma  vivência  de  extensão  junto  à  comunidade.
                 Descrição: Professores e 892 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, de 13 colégios, públicos e privados, conheceram
                 16 cursos de Universidade pública, do Centro Sul do Paraná, das áreas de Agrárias, Ambientais; Exatas, Tecnologia e Saúde.
                 Visando  à  integração  prático/teórico  e  ensino/pesquisa,  estudantes  médicos,  do  ciclo  básico,  demonstraram  coleta  de
                 sangue e reanimação cardiorrespiratória, com manequins simuladores, de média fidelidade, além da avaliação do consumo
                 alimentar e antropometria dos visitantes, com questionário impresso, balança e estadiômetro portáteis, disponibilizados
                 pelo Departamento de Medicina. Durante as quatro horas do evento, tais atividades permitiram a apresentação do curso
                 mais concorrido, no vestibular desta Universidade, aos participantes do evento, destacando-se o interesse dos mesmos pelos
                 manequins simuladores. Como muitos estudantes brasileiros, do ensino médio, não participam de programas vocacionais2,
                 não discutem planos futuros e escolha profissional com seus pais e rede de apoio, particularmente aqueles com vulnerabilidade
                 socioeconômica3,  sonham  com  Medicina4  e  escolhem  a  profissão  sem  conhecê-la5,  esta  ação  foi  eficaz  na  difusão  de
                 informações sobre a carreira médica. Os universitários também puderam praticar competências clínicas, desenvolvidas na
                 disciplina Medicina da Comunidade, a qual propõe a aprendizagem baseada em atividades práticas, no cenário das unidades
                 básicas de saúde, durante os cinco semestres iniciais da graduação. Como os adolescentes são menos contemplados pelas
                 ações de saúde e por programas brasileiros de alimentação e nutrição6 e não costumam procurar os serviços de saúde,
                 sobretudo para cuidados de prevenção e promoção da saúde7, foi eficaz a realização da vigilância alimentar e nutricional, ao
                 oferecer cuidados primários a este grupo, ao aproximá-lo dos futuros médicos e ao favorecer a formação em saúde adequada
                 ao cuidado aos adolescentes8. Conclui-se que a exposição dos universitários a esse diferente cenário de ensino-aprendizagem
                 lhes propicia uma aprendizagem ativa e consolida conteúdos ministrados e alinhados às novas diretrizes curriculares.





                          EDUCAÇÃO CONTINUADA NO LABORATÓRIO MUNICIPAL DE CURITIBA
                    Autores: TAMARA CRISTINA  MATZEMBACHER  PANIZZA  | Carlos Roberto Rodrigues, Fernando José Vicenzi,
                    Juliane  Mansur, Rosana Maria Lançoni,  Tatiane Mendes  Boutin  Bartneck Telles. Instituição:  Laboratório
                    Municipal de Curitiba

                 PALAVRAS-CHAVE: capacitação; treinamento; indicadores
                 O cenário da necessidade de resultados laboratoriais corretos e no momento correto norteia o trabalho dos gestores de um
                 laboratório de análises clínicas. Possibilitar o diagnóstico correto, estabelecer prognósticos, monitorar a terapia e sua resposta
                 na patologia, são objetivos principais dos exames laboratoriais. A busca por excelência nos serviços prestados traz como
                 perspectivas para o Laboratório Municipal de Curitiba (LMC) a oferta de serviços à rede pública na cidade de Curitiba e região
                 metropolitana, o estímulo à educação continuada dos servidores e a consolidação do processo de certificação da qualidade
                 por órgãos acreditadores, associados ao equilíbrio financeiro do LMC. O Laboratório Municipal de Curitiba possui um Núcleo
                 da Qualidade que monitora mensalmente o quantitativo e os motivos de recoleta das amostras biológicas e, a partir desses
                 dados, levanta quais unidades de saúde da rede demandam de maior necessidade de treinamentos em coleta de amostras
                 biológicas. No triênio 2019-2021, a equipe do Laboratório Municipal de Curitiba realizou capacitações e reciclagens em coleta
                 de amostras para 54 turmas. No ano de 2022 novas capacitações estão sendo realizadas devido alterações de fluxo, tendo
                 capacitado 24 turmas contemplando todas as UBS, UPAs e CAPS. As capacitações são realizadas no próprio laboratório ou,
                 em casos específicos, na própria unidade. Desde o início da década de 90, participou dos Programas Externos da Qualidade,
                 muito antes da obrigatoriedade da participação de laboratórios em ensaios de proficiência, estabelecida pela RDC 302 de
                 2005 da ANVISA, sempre apresentando conceitos ótimo ou excelente. O conceito Excelente é obtido após alcançar de 80
                 a 100 % de acertos nos ensaios mensais (meta interna >93%). Desde 2018 o LMC intensificou os processos da Gestão da
                 Qualidade, revisando todos os documentos da qualidade, desenvolvendo planilhas de controles internos e de manutenções
                 dos equipamentos, controles Inter analíticos, realizando auditorias internas e estabelecendo indicadores de monitoramento
                 dos  processos.  Os  indicadores  de  desempenho  são  monitorados  mensalmente,  com  meta  definida,  e  ações  corretivas  e
                 preventivas são tomadas na identificação das não conformidades indo em busca da causa raiz para ajustes de processos e
                 melhorias contínuas.



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