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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 186


                       Formação acadêmica do educador físico: relato de experiência
                       no serviço de puericultura do município de Pontal do Paraná

                       AUTOR PRINCIPAL: Tainara Piontkoski Maldaner  |  AUTORES: Bruna Letícia dos Santos; Luciana Vieira Castilho-Weinert; Letícia
                       Fernandes Andres; Tatiana de Fátima Gonzaga  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral  |  Matinhos-PR  |
                       E-mail: tainara.fisioufpr@gmail.com
                         Este trabalho visa descrever a proposta de inserção do aprendizado da avaliação motora e das bases de estimulação precoce infantil no
                         currículo da Educação Física (EF). O estudo do desenvolvimento motor ocorre de forma contínua, sequencial e relacionado à idade. Ainda,
                         o meio em que a criança vive interfere em seu desenvolvimento (Haywood e Getchell, 2004). Sabe-se que a motricidade global influencia
                         a motricidade fina e, o desenvolvimento cognitivo. Portanto, o reconhecimento do desenvolvimento motor típico e de situações de desvio
                         do mesmo permite que o educador físico influencie a aprendizagem escolar da criança. Para tal, são realizadas avaliações motoras e
                         estudo das bases de estimulação precoce (Castilho-Weinert e Forti-Bellani, 2011). Através de um projeto de iniciação científica iniciado
                         em 2014, os alunos do curso de EF tem a oportunidade de realizar avaliações motoras em crianças de 1 a 12 meses de idade. Este
                         projeto é viável através de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Paraná.
                         Como principais resultados do aprendizado efetivo da avaliação motora infantil verifica-se a formação de um profissional cuja habilidade
                         está centrada na detecção precoce de crianças com atrasos e desvios no desenvolvimento motor típico. Isto permite uma intervenção,
                         a fim de evitar repercussões sobre o desenvolvimento global e a aprendizagem escolar da criança. Além das contribuições para o aluno,
                         destaca-se que os profissionais da Unidade de Saúde realizam educação continuada junto à Universidade. A comunidade também se
                         beneficia dos efeitos desta proposta, tendo em vista que a avaliação motora se tornou uma rotina da Unidade de Saúde. A fim de
                         que o Educador Físico tenha subsídios para realizar diagnóstico precoce de atrasos a partir do reconhecimento do desenvolvimento
                         motor típico e elaborar estratégias de intervenção e promoção em saúde em diferentes ambientes, anseia-se que esta proposta seja
                         disseminada entre as comunidades acadêmicas. Palavras-chave: Educação física. Desenvolvimento infantil. Ação intersetorial.
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                         Referências:HAYWOOD, K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. CASTILHO-
                         WEINERT, L.V.; FORTI-BELLANI, C.C. Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba: Omnipax, 2011.



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                        Controle de parasitoses intestinais em alunos de escolas
                        públicas do município de Cascavel – PR


                        AUTOR PRINCIPAL: Veridiana Lenartovicz Boeira  |  AUTORES: Leyde Daiane de Peder; Thiago Luiz Fucuta de Moraes, Dayane Bassotto da
                        Costa, Lucas Casagrande  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE  |  Cascavel-PR  |  E-mail: verilenartovicz@
                        yahoo.com.br
                         As parasitoses são um grave problema de saúde pública sendo que a precariedade de saneamento básico e a falta de medidas de higiene
                         as favorecem. Acometem grande parte da população humana, principalmente de baixa renda, atingindo facilmente crianças por serem mais
                         suscetíveis´podendo causar déficit orgânico, afetar desenvolvimento e limitar as atividades orgânicas em geral. O objetivo desse estudo
                         foi identificar a ocorrência dessas parasitoses em alunos da educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas do município de
                         Cascavel – PR, buscando reduzir o número de casos através do tratamento correto e educação em saúde. As análises foram realizadas pelos
                         métodos a fresco, sedimentação espontênea (Lutz) e centrífugo-flutuação (Faust). Foram recolhidas 187 amostras de fezes de crianças de
                         escolas públicas de Cascavel – PR entre 2013 e 2015, das quais 32 (17,11%) foram positivas e 155 (82,88%) negativas. Os parasitas mais
                         encontrados foram Blastocystis hominis (25%), seguido de Giardia lamblia (22,5%) e Entamoeba coli (20%). O tratamento foi realizado por
                         pediatras em UBSs próximas a cada escola participante e juntamente a este, foram feitas palestras e atividades lúdicas com os escolares,
                         sobre higiene pessoal e cuidados com água e alimentos. Uma segunda coleta de material fecal foi realizada e houve redução da positividade
                         em relação as primeiras coletas, contudo, não foi possível realizar uma avaliação total, pois a maior parte dos alunos não colaborou com
                         a segunda coleta. Há necessidade da adoção de medidas permanentes de controle e combate às parasitoses intestinais, assim como o
                         acompanhamento contínuo das condições de saúde dos locais estudados. A conscientização através de orientações higiênico-sanitárias
                         é um dos pontos chave para o combate das parasitoses, uma vez instruídos, os indivíduos aderem às ações profiláticas e correm menos
                         riscos de contrair parasitoses. Referências: ABREU, L. K.; BRAGA, L. S.; NAVASCONI, T. R.; RIBAS-SILVA, R. C. Prevalência e aspectos sócio-
                         epidemiológicos de Enteroparasitoses em crianças do centro municipal de educação infantil em Janiópolis – PR. Revista Saúde e Biologia,
                         v.9, n.3, p.76-84, out./dez., 2014. MATA-SANTOS, T.; GATTI, F. A.; MASCARENHAS, C. S.; MARTINS L. H.; MATA-SANTOS, H. A.; FENALTI, J. M.
                         et al. Prevalência de enteroparasitas em crianças atendidas em unidades básicas de saúde em uma cidade do sul do Brasil. Revista Instituto
                         Adolfo Lutz. v. 72, n. 2, p. 175-8. São Paulo, 2013. PONCIANO, A.; BORGES, A. P.; MUNIZ, H. A.; GARCIA, J. S.; PERET, J. C. Ocorrência de
                         parasitoses intestinais em alunos de 6 a 12 anos em escolas de ensino fundamental na cidade de Alfenas, MG. Revista Brasileira de Análises
                         Clínicas, v. 44, n. 2, p. 107-11. 2012. Palavras-chave: Parasitoses intestinais. Escolares. Educação em saúde.



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