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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 124

                 Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde em Piraquara, por
                 meio da parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde
                 da Família da Universidade Federal do Paraná

                 AUTOR PRINCIPAL: Luna Rezende Machado de Sousa  |  AUTORES: Rafael Gomes Ditterich, Maristela Zanella, Jamile Ribas Bos de
                 Alencar  |  INSTITUIÇÃO: Prefeitura Municipal de Piraquara  |  Piraquara-PR  |  E-mail: lunarms@gmail.com
                   Caracterização do problema: A despeito da baixa arrecadação municipal, as necessidades de saúde da população são grandes e crescentes,
                   por isto Piraquara tem concentrado esforços na ampliação e fortalecimento de sua Rede de Atenção à Saúde (RAS). No entanto, para viabilizar a
                   constante evolução e promover a qualificação dos serviços, é preciso buscar parcerias intersetoriais, como a integração ensino-serviço-comunidade,
                   com instituições que possam contribuir com o desenvolvimento do SUS no município. Fundamentação teórica: Entende-se por integração
                   ensino-serviço o trabalho integrado de estudantes e professores, com trabalhadores que compõem os serviços de saúde, incluindo-se aí os
                   gestores, cuja finalidade é a qualificação da RAS, a excelência da formação profissional, e o desenvolvimento dos trabalhadores. O Programa
                   de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) é considerado uma modalidade de pós-graduação latu sensu que utiliza como
                   metodologia a formação em serviço mediante acompanhamento e supervisão. Descrição da experiência: Em 2013 a Prefeitura de Piraquara
                   deu início a articulação com a UFPR, já em 2015 esta aproximação se intensificou com o Departamento de Saúde Comunitária, quando foram
                   realizadas reuniões entre gestores municipais, tutores e coordenador do PRMSF, além de visitas técnicas no município. Na sequência, foram
                   elencados os equipamentos e serviços que seriam campos de práticas, bem como identificados, dentre os profissionais do serviço, os possíveis
                   preceptores, os quais participaram de reuniões técnico-pedagógicas com os tutores do PRMSF. De modo que, em 2016, deu-se início à primeira
                   turma de residentes em Piraquara, formada por: 03 cirurgiães-dentistas; 02 terapeutas ocupacionais; 02 médicas veterinárias; 02 farmacêuticos.
                   Os residentes foram inseridos nas equipes do NASF, exceto as cirurgiãs-dentistas, que foram incluídas nas Equipes de Saúde Bucal. Efeitos
                   alcançados: A vinda dos residentes tem movimentado a RAS, pois, além de somarem às ações desenvolvidas, eles trazem reflexões valiosas.
                   Notou-se, também, o despertar de uma busca por formação e atualização dos conhecimentos pelos profissionais incumbidos da preceptoria, o que
                   reflete em uma qualificação do serviço. Recomendações: Dentre os fatores que facilitaram o processo de adaptação dos residentes, destaca-se
                   um momento de Integração realizado com os residentes, em seu primeiro dia no município, pelo Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde.
                   Palavras-chave: Serviços de Saúde. Ensino. Saúde da Família.
                   Referências bibliográficas: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão
                   da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios/ Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do
                   Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 414 p.: il. – (Série B.
                   Textos Básicos de Saúde).


                 EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 133

                  Oficina Introdução à Alimentação Complementar


                  AUTOR PRINCIPAL: Marina Katz  |  AUTORES: Renata Cordeiro Fernandes, Sandra Crispim  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Federal
                  do Paraná  |  Curitiba- Paraná  |  E-mail: marinakatz0112@gmail.com

                   Caracterização do problema: Devido ao desconhecimento pelo assunto revelado pelos usuários da USF Moinho Velho durante o
                   acompanhamento da puericultura e da nutricionista, observou-se a necessidade de realizar uma oficina que possa gerar debate e esclarecer
                   sobre a alimentação complementar. Fundamentação teórica: A alimentação complementar consiste na introdução de qualquer alimento,
                   líquido ou sólido, na dieta da criança. Seu principal objetivo é complementar, a partir dos seis meses de idade, as abundantes qualidades
                   e funções do leite materno, que deve ser mantido preferencialmente até os dois anos de vida ou mais. Além de prover as necessidades
                   nutricionais, a introdução da alimentação complementar aproxima progressivamente a criança aos hábitos alimentares do seu cuidador e
                   determina todo um esforço adaptativo a uma nova fase do ciclo de vida, na qual lhe são proporcionados novos sabores, cores, texturas
                   e aromas. Descrição da experiência: A oficina de papinhas ocorreu na USF Moinho Velho no município de Colombo – Paraná. Contou
                   com 9 participantes, entre eles pais, mães e avós. Primeiramente todos sentaram em roda e por meio de vídeos foram despertados
                   questionamentos sobre o tema. Após o debate, duvidas surgiram e assim foi ministrada a parte pratica em que cada grupo deveria montar
                   uma papinha referente ao horário e a idade da criança com os alimentos disponíveis na mesa. Esta parte foi importante para analisarmos
                   quais eram as maiores dificuldades dos cuidadores. A partir deste momento, por meio de cartazes explicativos foi ministrada a parte teórica
                   para maior esclarecimento. Por fim, foi entregue aos participantes um folder com as principais dicas sobre alimentação complementar e dois
                   exemplos de receitas para testarem em casa. Efeitos alcançados: Foi de extrema importância realizar a oficina, já que, crenças errôneas
                   e diversas dificuldades estavam presentes naquele grupo. Desta forma, foi possível explicar de forma lúdica o “Guia Alimentar para crianças
                   menores de dois anos” e esclarecer o porquê deve-se dar tanta atenção a alimentação nesta fase da vida. Recomendações: Deve-se divulgar
                   a oficina com antecedência para que haja um maior número de participantes e realizar em um lugar com espaço suficiente para que os
                   grupos fiquem separados no momento da prática. E por fim, deixar todos bem a vontade para tirar as duvidas e proporem novas questões.
                   Palavras-chave: Alimentação complementar. Oficina. USF Moinho Velho.
                   Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Panamericana da Saúde. Guia alimentar para
                   crianças menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno da Atenção Básica nº 23: Saúde da
                   criança: Nutrição Infantil- Aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, 2009.



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