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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 139
Capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s)
na Temática do Aleitamento Materno
AUTOR PRINCIPAL: Marina Katz | AUTORES: Renata Cordeiro Fernandes, Sandra Crispim |
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná | Curitiba- PR | E-mail: marinakatz0112@gmail.com
Caracterização do problema: Ao realizarem as visitas domiciliares, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) trabalham diretamente
com as gestantes e puérperas, ou seja, são profissionais que têm maior contato com estes grupos. Desta forma, verificou-se a
necessidade de sensibiliza-los quanto à importância do aleitamento materno, seus benefícios para a saúde da criança e da mãe e
principalmente estimular reflexão destes profissionais ao repassar informações corretas para atingir a comunidade da melhor maneira e
auxiliar as demandas do município. Fundamentação teórica: Amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e
filho, com consequências no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu
desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Deste modo, cabe ao profissional de
saúde identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão,
auxiliar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. Descrição da experiência: A capacitação consistiu em 5 encontros, cada um
com seu objetivo especifico. Todos buscaram despertar questionamentos e reflexões no que diz respeito à temática do aleitamento
materno. Abordamos desde a sua importância até as dificuldades enfrentadas pelas nutrizes aliando sempre a realidade do município.
Em todos os encontros houveram dinâmicas criativas, como teatro, atividades lúdicas, tarefas de casa, entre outras. Os primeiros
encontros ocorreram na Secretaria Municipal de Saúde de Colombo- Paraná e os últimos num espaço do “Bosque da Uva” também
situado no município. Efeitos alcançados: Foi essencial para o município a realização desta capacitação, sendo possível esclarecer
dúvidas dos ACS’s e até mesmo debater a teoria cientifica tanto com as questões culturais quanto com as experiências vivenciadas
pelos mesmos em suas rotinas. Recomendações: Realizar capacitações não apenas para os novos ACS’s mas também elaborar oficinas
para os que estão mais tempo no serviço. Estes podem possuir mais experiências para debater e colaborar com o restante da equipe e
com os próprios profissionais da saúde, já que, tal interação é o que fortalece as Unidades de Saúde Estratégias da Família localizadas
em todo o município. Palavras-chave: Capacitação. Aleitamento Materno. Agentes Comunitários de Saúde.
Referências: BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno da Atenção Básica nº 23: Saúde da criança: Nutrição Infantil- Aleitamento materno
e alimentação complementar. Brasília, 2009.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 171
Relato de experiência: tecendo relações na integração ensino serviço
AUTOR PRINCIPAL: Adriana Cristina Hillesheim | AUTORES: Karen Cristina Kades Andrigue | INSTITUIÇÃO: Universidade Comunitária
da Região de Chapecó - Unochapecó | Chapecó-SC | E-mail: adrianah@unochapeco.edu.br
Caracterização do problema: o Hospital Regional São Paulo (HRSP) de Xanxerê/SC possui um serviço de cardiologia, referência para mais
de um milhão e trezentas mil pessoas. Com isto, emergiu a necessidade de fortalecer a formação profissional na área, com a estruturação da
Residência Médica. Nesta seara, fomentando a integração ensino serviço, surgiu a parceria entre a Universidade Comunitária da Região de
Chapecó (Unochapecó) e o HRSP, pois compreendeu-se a integração como estratégia para implementação de ações para melhoria da qualidade
da assistência, pelo fortalecimento da formação. Fundamentação teórica: a Unochapecó é identificada com o desenvolvimento regional e atenta
às necessidades da população e organizações situadas em sua abrangência. Com isto, preocupada com a qualidade da assistência ao usuário e
com a Política Nacional de Humanização (PNH) a mesma exerce seu papel enquanto apoio institucional. Conforme PNH, o apoio institucional visa
garantir o suporte do movimento de mudança deflagrado por coletivos, buscando fortalecê-los no próprio exercício da produção de novos sujeitos.
Descrição da experiência: descreve-se a iniciativa em credenciar vagas, para o Programa de Residência Médica em Cardiologia (PRMC) junto a
Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Para isto, inicialmente discutiu-se com o serviço o acolhimento a residentes, a viabilização do
campo de práticas, a preceptoria e a estruturação e construção do Projeto Pedagógico (PP). Após, cadastrou-se o projeto e solicitou-se a visita
da CNRM, o serviço foi avaliado in loco e autorizado sem necessidade de adequações. Efeitos alcançados: a aprovação do PRMC, fortaleceu
as instituições envolvidas, pois permitiu que o grupo de docentes e trabalhadores do serviço abrissem um campo de discussões onde ambos,
exercitaram a construção do conhecimento. Bem como permitirá o incremento de médicos residentes ao quadro do HRSP, o que qualificará a
assistência à saúde. Recomendações: a preocupação foi garantir que os profissionais inseridos no PRMC tenham a formação comprometida
com o SUS. Para isto se fez imperativo pactuar com a rede municipal o acesso aos ambulatórios, bem como a inclusão nos conteúdos teóricos
das discussões da ética e a humanização. Espera-se que o serviço, o qual tem seu início previsto para o início de 2017, consolide o processo
de ensino aprendizagem dos residentes embasado na assistência humanizada e de qualidade. Palavras-chave: Humanização da Assistência.
Instituições de Ensino Superior. Educação Superior.
Referências: 1 Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa atua na
consolidação da formação dos profissionais da saúde. Escrito por Assessoria de Imprensa da Capes. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
2 Hora DL, Erthal RMC, Souza CTV, Hora EL. Propostas inovadoras na formação do profissional para o Sistema Único de Saúde. Trab educ saúde
(Rio de Janeiro). 2013; 11: 471-86. 3 Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Humanização [Internet]. Brasília (DF); 2004 [citado 2016].
Disponível em: http://portal.saude.gov.br/ saude/area.cfm?id_area=390
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