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Sanidad y Consumo. Centro de Publicaciones, Madrid, 1986. 26. Libro del Residente de Medicina Familiar y Comunitaria. Ministerio de Sanidad
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Promueve: Fundación 1º Mayo, Febrero 2010. 28. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Maria Inez Padula Anderson e Lia Silveira. Desafios do ensino
e da aprendizagem da atenção primária à saúde e da medicina de família e comunidade na graduação e pós-graduação em Medicina.
Documento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), 2007. 29. Marco Estratégico para la mejora de la
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de Granada. Guía Docente de la Licenciatura de Medicina. Facultad de Medicina, 2014. 44. Universidad de Granada. Guía Docente del Grado
en Medicina. Facultad de Medicina, 2014-15. 45. Universidad de Granada. Guía Docente de la asignatura de Medicina Preventiva y Salud
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
Pública (Plan 2010). Facultad de Medicina, 2014-15.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 202
Horta em Prosa: saberes e sabores construídos e partilhados
AUTOR PRINCIPAL: Veridiane Guimarães Ribas Sirota | AUTORES: Larissa Boing, Luana Cristiane Naue, Karoline Wellen Fogaça,
Islandia Bezerra | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná | Curitiba-PR | E-mail: veridianesirota@yahoo.com.br
"Horta em Prosa" faz alusão à necessidade da discussão sobre a produção e o consumo de alimentos visando a Segurança Alimentar
e Nutricional. Para trabalhar esse tema, tomou-se como espaço pedagógico um Centro de Convivência (CC), que conta com cerca de
40 idosos e desenvolve o plantio de uma horta no próprio espaço. O objetivo deste relato é registrar a experiência de um encontro da
equipe multiprofissional de residentes saúde da família com tal grupo. Na primeira visita, foi constatado que a prevenção ou combate
a insetos e plantas espontâneas era feito mediante a aplicação de agrotóxicos. Considerando que os agrotóxicos trazem inúmeros
malefícios para a saúde humana, animal e do meio ambiente (Brasil, 2015), a equipe consensuou sobre a necessidade de promover
ações educativas elencando os riscos da utilização. A metodologia utilizada foi a "roda de conversa", onde as pessoas participantes
foram incentivadas pelas mediadoras a relatar experiências com a plantação de alimentos. Muitas narraram que, quando crianças,
moraram com a família em área rural e plantavam vários alimentos para consumo, recorrendo aos mercados somente para adquirir o que
lhes eram impossível produzir, como o sal. Em vários relatos afloraram fortes lembranças, gerando um saudosismo coletivo, pois muitas
afirmaram gostar daquela época e, hoje, percebem que os alimentos plantados por elas tinham sabor superior e inigualável daqueles
adquiridos nos mercados. Ao serem questionados sobre a diversidade dos vegetais cultivados, destacaram o milho branco, milho pipoca
vermelho, feijão arroz e melão neve que eram amplamente produzidos e consumidos, o que atualmente não lhes é possível devido à
perda das sementes ao longo do tempo. Ao pautar sobre os agrotóxicos, foi problematizado os efeitos negativos bem como a posição
que o Brasil ocupa como campeão mundial no consumo (Carneiro et al, 2015). Para possibilitar novas práticas e soluções, foi entregue
ao grupo um compilado de receitas caseiras com ingredientes naturais para aplicação nas plantas. Ao fim, os participantes agradeceram
a troca de experiências e conhecimento, pontuando a importância dessa discussão com profissionais da saúde, que, por vezes, se
limitam a atuação de prevenção, tratamento e cura de doenças, reduzindo o olhar para a saúde. Essa experiência abriu um caminho de
possibilidades para ações de educação em saúde, a partir de um olhar holístico voltadas ao empoderamento em relação à produção e
consumo de alimentos. Referências: BRASIL. Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânico. Considerações da Comissão
Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) sobre a importância estratégica da agroecologia para o PPA 2016 – 2019.
Brasília, 2015. CARNEIRO, F. F.; PIGNATI, W. A.; RIGOTTO, R. M; AUGUSTO, L. G da S; PINHEIRO, A. R de O.; FARIA, N. M. X.; ALEXANDRE, V.
P.; FRIEDRICH, K; MELLO, M. S. C; BÚRIGO, A. C; RESENDE, L; BEDOR, C. N. G. Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde. In: CARNEIRO,
F. F; AUGUSTO, L. G da S; RIGOTTO, R. M; FRIEDRICH, K; BÚRIGO, A. C. Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na
saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015. p.45- 87. Palavras-chave: Educação em saúde. Horta Domiciliar.
Segurança Alimentar. Nutricional.
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