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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 221
Promovendo o adolescer saúdavel: contextualizando
uma experiencia extensionista
AUTOR PRINCIPAL: Vanilla Eloa Franceschi | AUTORES: Denise Finger, Angélica Zanettini, Angela Urio, Fabiana Brum Haag |
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal da Fronteira Sul | Chapecó-SC | E-mail: vanilla.eloa@hotmail.com
Caracterização do problema: A adolescência é um período conturbado, devido a incertezas, novidades e decisões a serem tomadas,
assim, identifica-se a necessidade que os adolescentes têm de ações educativas que visem orienta-los para a melhoria da qualidade de vida.
Fundamentação teórica: A enfermagem desempenha papel fundamental na promoção e prevenção de doenças, segundo Gomes, et al
(2015) é preciso atentar quanto às políticas de atenção em saúde voltadas para a infância e adolescência, buscando minimizar as situações
de vulnerabilidade e sensibilizando os indivíduos para os mesmos tornarem-se sujeitos ativos do seu próprio cuidado. Neste contexto, em
2014, foi criado o Projeto “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através de ações educativas”, no município de Chapecó-SC,
com atuação em uma escola estadual, com o objetivo de promover a saúde das crianças e adolescentes, através do desenvolvimento de
ações educativas demandadas da própria escola, da comunidade, buscando um viver saudável. Descrição da experiência: O respectivo
projeto beneficia alunos de 10-18 anos de idade, com atividades desenvolvidas através de oficinas, sobre diversos temas, dentre eles
Drogadição, no qual, devido à realidade da escola, apresenta varias dificuldades, principalmente, com os adolescentes. As oficinas ocorrem
no período de aula, na própria escola, onde seguem uma sequencia de atividades: rodas de conversa com uma dinâmica inicial de “quebra
gelo”, com apresentações interativas de slides elaborados pelas acadêmicas, vídeos motivacionais e educativos, bem como a caixa de
perguntas, como forma dos adolescentes se expressar e tirar dúvidas. Efeitos alcançados: com o desenvolvimento do projeto, constatou-
se que os adolescentes ficam, muitas vezes, desassistidos pela atenção básica onde se torna de extrema relevância desenvolver ações
educativas no ambiente escolar e iniciar desde a academia atividades de promoção a saúde buscando a melhoria da qualidade de vida.
Recomendações: Conclui-se que é um momento importante tanto para os alunos, como para as acadêmicas, trazendo conhecimento
teórico e prático sobre o assunto, bem como a importância da continuidade dessas ações educativas na escola. Esta é uma grande
oportunidade para trocar experiências e ao mesmo tempo sensibilizar os alunos, tendo a oportunidade de transformar vidas, em busca de
um viver saudável no adolescer, promovendo sua saúde. Referências: GOMES, Angela Maria et al. REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXTENSÃO. Revista Conexão UEPG, Ponta
Grossa, v. 11, n. 3, p.332-341, dez. 2015. Palavras-chave: Adolescente. Enfermagem. Educação em Saúde.
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Relato de experiência: A Visita domiciliar multiprofissional
AUTOR PRINCIPAL: Julieanne Reid Arcain | AUTORES: Renata Cordeiro Fernandes, Evelyn Kultum Opuszka, Sandra Patrícia Crispim,
Marina Sobral | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná | Curitiba-PR | E-mail: julie_arcain@hotmail.com
Caracterização do problema: Em 1994 a Estratégia de Saúde da Família (ESF) incluiu na atenção primária visitas domiciliares com a
finalidade de prevenir e promover a saúde das famílias, além de incluí-las no sistema único de saúde. Fundamentação teórica: A visita
domiciliar se torna importante, uma vez que, é uma forma de acolher a comunidade, aumentar a autonomia do paciente e reiterar o
vínculo que deve ocorrer entre os usuários do sistema único de saúde (SUS) e a US. Estas devem acontecer em toda a comunidade,
porém com maior ênfase nas famílias com alguma condição de vulnerabilidade. Há a necessidade da mudança dos profissionais
envolvidos, pois os mesmos devem analisar individualmente a realidade das condições sociais, culturais, econômicas para tomar a
decisão das prescrições. Descrição da experiência: As visitas domiciliares multiprofissionais acontecem 2 vezes na semana um
Unidade de Saúde (US) Moinho Velho, no município de Colombo – PR. As mesmas são agendadas pelos agentes comunitários de saúde
que percebendo a necessidade da visita multiprofissional comunica os profissionais residentes da US. A visita acontece com pelo
menos nutricionista, um farmacêutico e um cirurgião-dentista, além do ACS. Cada profissional realiza uma pequena consulta, propondo
mudanças de hábitos relevantes à saúde ao paciente. Efeitos alcançados: Com a visita domiciliar multiprofissional da US, o usuário
é atendido de forma integral, onde se analisa todas as necessidades do paciente, verificando a realidade da família e da comunidade,
além de se criar um vínculo da comunidade com a US. Recomendações: Deve-se buscar maior conscientização dos ACS da unidade
de saúde, uma vez que, são eles que agendam as visitas domiciliares multiprofissionais a fim de os períodos pré-estabelecidos para tal
ação sejam oportunizadas. Referências: AZEREDO, C. M. et. al. Avaliação das condições de habitação e saneamento: a importância
da visita domiciliar no contexto do Programa de Saúde da Família. Ciência e Saúde Coletiva. Viçosa: v. 12, n. 3, p. 743-753, 2007
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Domiciliar. Brasília:
v. 1, 2012 SANTANA, M. L.; CARMAGNANI, M. I. Programa Saúde da Família no Brasil: Um Enfoque sobre seus Pressupostos Básicos,
Operacionalização e Vantagens. Saúde e Sociedade. São Paulo: v. 10, n. 1, p. 33-35, 2001 SANTOS, K. K. F. et al. Ferramentas de
abordagem familiar: uma experiência do cuidado multiprofissional no âmbito da estratégia saúde da família. Revista da Universidade
Vale do Rio Verde. Três Corações: v. 13, n. 2, p. 377-387, 2015 Palavras-chave: Visita domiciliar. Saúde da família. Multiprofissional.
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