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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 327
Caiu na rede...
AUTOR PRINCIPAL: Rafael Soares Corrêa | AUTORES: Liamara Casanova Baldissera | INSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Saúde |
Santa Terezinha de Itaipu-PR | E-mail: rs.correa@hotmail.com
Tendo em vista os dados de epidemiologia da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu (2001-
2015) referentes a comportamentos de risco envolvendo adolescentes e jovens nas áreas de sexualidade, violência e drogadição, sendo
esses muitas vezes geradores de sintomas, quadros psicopatológicos e situações de infração, buscou-se realizar atividades intersetoriais
objetivando o estudo do território, análise epidemiológica, construção e ativação da rede de atenção em saúde, através da implantação
de práticas de prevenção e promoção da saúde, buscando assim desenvolver atividades de atenção integral a saúde do adolescente e do
jovem; Desenvolver ações para redução da morbimortalidade por acidentes e violência, prevenção do uso de drogas, prevenção e redução
do consumo de álcool, promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva. As atividades do Programa foram realizadas através da parceria entre
Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade e Colégios Estaduais, diante da problemática apresentada. Os encontros foram realizados de
forma itinerante, em diversos locais públicos da cidade buscando primeiramente uma ressignificação da representação social de tais locais,
para vivência de práticas cotidianas mais saudáveis bem como a revitalização dos locais habitados. A metodologia utilizada para abordar
as temáticas fora a Discussão de Dilemas Morais e a Comunidade Justa de Kohlberg (1989), onde a partir de um conflito cognitivo, uma
situação problema é apresentada e discutida (aproximando-se ao máximo da realidade dos envolvidos, desde características, idade, modelos
de identificação social) desenvolvendo conceitos e valores pessoais, familiares e sociais, alcançando assim uma maturidade moral. Os grupos
de cada instituição são formados por 12 alunos do Ensino Médio e 1 funcionário, para discussão dos dilemas, realização das técnicas de
grupo (Role-Play, Análise de Discurso, Pesquisa-Ação, Exposição Dialogada), formação de comissões para realização das tarefas na escola e no
território da comunidade, a partir da criação da norma coletiva estabelecida no grupo, sendo essa uma prescrição para a ação de cada membro
do grupo na comunidade, desenvolvendo o senso de co-responsabilidade e pensamento crítico, aumentando assim a capacidade de controle
social. Referências: BRASIL. Decreto Presidencial nº 6286, de 5 de Dezembro de 2007. Diário Oficial da República Federativa do Brasil,
Brasília, 5 de Dezembro de 2007. 186º da Independência e 119º da República. Disponível em http.www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
2010/2001/decreto/d6. _____. Portaria Interministerial nº 1.413, de 10 de Julho de 2013. Diário Oficial da República Federativa do Brasil,
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
Brasília, 10 de Julho de 2013. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/pri1413_10_07_2013.html KOHLBERG,
L.; POWER, F. C.; HIGGINS, A. La Educación Moral según Lawrence Kohlberg. Barcelona: Gedisa Editorial, 1989. Palavras-chave: Saúde do
Adolescente.Fatores de Risco. Participação Social.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 328
Processo de iniciação científica entre diferentes atores:
um relato de experiência
AUTOR PRINCIPAL: Maria Helena Leviski Alves | AUTORES: Anna Charolina Feldhaus Lenzi Costeira Tania Mara da Silva Vinícius
Archanjo | INSTITUIÇÃO: Pontifícia Universidade Católica do Paraná | Curitiba-PR | E-mail: mlenna.leviski@gmail.com
Este trabalho relata a experiência vivenciada no período de 2013 a 2015, na Vila das Peças, junto ao programa de iniciação científica
da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Júnior (PIBIJR). Estes são
destinados aos alunos do ensino fundamental, médio e educação profissional, o PIBC Jr da PUCPR destina-se a alunos do nível médio de
escolas públicas e particulares e busca envolver este público em atividade científica em diversas áreas, sob a orientação de professores com
experiência em orientação de alunos de graduação e pós-graduação. Esta experiência aliou o trabalho de acadêmicos e professores do Curso
PUCPR, com alunos e professores da escola de ensino médio do Colégio Estadual Ilha das Peças-EFM. O trabalho desenvolvido relacionou-se
com a produção de Mapa Ambiental com base no processo de territorialização buscando identificar os riscos ambientais relacionados com a
saúde humana. Buscou-se conhecer o território (geográfico e processo) e na sequência elaborar o mapa deste território. Em relação aos efeitos
alcançados destaca-se o conhecimento do território da Ilha das Peças que se relaciona diretamente com a questão de qualidade vida e saúde
da população desta localidade, e também com a produção de mapa que retrata fielmente a ocupação e distribuição espacial das edificações
e aspectos ambientais mais característicos da localidade estudada, propiciando deste modo subsídios para intervenções mais qualificadas
no processo de alcance de melhores de condições de vida e saúde para todos. Em relação as recomendações sobre este trabalho destaca-
se que os resultados desta pesquisa se mostraram consistente no sentido de identificar disputa territorial entre a população nativa e a “de
fora” que hoje ocupa e se utiliza da Vila das Peças como possibilidade de lazer e turismo, bem como as distorções no uso dos, preservação
e conservação dos recursos naturais e principalmente no acondicionamento e destino adequado dos resíduos sólidos urbanos. Também é
importante destacar a necessidade de continuidade desta pesquisa na busca da elaboração de diagnóstico territorial que possa influenciar
positivamente no cuidado desta comunidade. Referências: ANJO, Daniele Bertges.; RODRIGUES, Zita Ana Lago. Lixo urbano: desafios e
oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das cidades brasileiras. Eco Debate Cidadania & Meio Ambiente.
Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2015/06/03/lixo-urbano-desafios-e-oportunidades-por-daniele-bertges-anjo-e-zita-ana-lago-
rodrigues/ Acesso em 23 Setembro 2015. SANTOS, Álvaro da Silva da.; MIRANDA, Sônia Maria Rezende C. de.(Orgs.) A enfermagem na gestão
em atenção primária à saúde. Barueri- São Paulo: Manole, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza; MIRANDA, Ary Carvalho (Orgs.). Saúde e
ambiente sustentável: estreitando nós. 2. reimpressão. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. MIRANDA, Ary Carvalho et al. (Org). Território, ambiente
e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Manual do PIBIC JR-PUCPR-2015. Disponível
em: http://www.pucpr.br/arquivosUpload/1237480891346438570.pdf Acesso em: 01 maio 2016. Palavras-chave: Território. Iniciação
Científica. Cuidado.
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