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EIXO TEMÁTICO: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde      TRABALHO 394

                        CAPS I de Assis Chateaubriand: equipamento estratégico
                        da Rede de Atenção Psicossocial


                        AUTOR PRINCIPAL: Ana Rosa Salvalagio  |  AUTORES: Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista, Francielly Batista Fernandes  |
                        INSTITUIÇÃO: Unioeste  |  Assis Chateaubriand-PR  |  E-mail: arolagio@hotmail.com
                          Caracterização do Problema: O fenômeno da loucura está presente na história da humanidade em qualquer sociedade, mas é um
                          fenômeno que tem sido representado de várias formas e com diversas interpretações. Somente no período pós-guerra, conforme Braga
                          e Silveira (2005) o cenário torna-se favorável ao surgimento dos movimentos reformistas da psiquiatria e os questionamentos quanto ao
                          modelo hospitalocêntrico. A Reforma Psiquiátrica Brasileira, possibilitou uma transformação na as¬sistência à saúde mental, propondo
                          novos espaços para os sujeitos com sofrimento psíquico intenso. Nesta perspectiva, os CAPS foram criados oficialmente a partir da
                          Portaria GM 224/92 e são definidos como “unidades de saúde local que contam com uma população adscrita tendo suas atividades
                          desenvolvidas por uma equipe multiprofissional”. Fundamentação teórica: No Brasil, nas últimas décadas, um conjunto de iniciativas
                          tem lutado para transformar a cultura e a relação da sociedade com as pessoas que apresentam transtornos mentais, com uma
                          atenção mais humanizada com tratamento extra-hospitalar. Nesta perspectiva a Rede de Atenção à Saúde Mental do Paraná tem como
                          objetivo promover o cuidado integral para essas pessoas. Como um dos pontos desta rede, os CAPS foram os primeiros serviços criados
                          com uma nova proposta de atenção à saúde mental (AMARANTE, 1998). Descrição da experiência: Em Assis Chateaubriand, para
                          a implantação CAPS I foi um longo período de luta. Foram aprovadas propostas de implantação deste equipamento nas Conferências
                          Municipais, e mobilizado a rede de atendimento municipal. Em 2013 foi elaborado o projeto técnico do CAPS I, que foi aprovado pelo
                          Conselho Municipal de Saúde e pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Em abril de 2014, iniciou-se a atividades do referido
                          equipamento. Efeitos Alcançados: Com a implantação do CAPS I, foi possível estruturar a assistência em saúde mental, diminuindo
                          as internações psiquiátricas e oferendo num tratamento que alia o acompanhamento clinico e os cuidados de reinserção social pela
                          construção ou reconstrução dos laços comunitários e familiares. Assim, o CAPS I em Assis Chateaubriand é resultado do aprimoramento
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          e da estruturação da política pública de saúde mental. Palavras-chave: CAPS. Rede de Atenção Psicossocial. Reforma Psiquiátrica.
                          Recomendações: A luta para efetivação da Reforma Psiquiátrica envolve todos os profissionais de saúde e a sociedade como um todo,
                          por isso a importância do trabalho em rede e dos espaços de controle social. Referências: AMARANTE, P. Loucos pela Vida: a trajetória
                          da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 1998. BRAGA, V. A. B.; SILVEIRA, L. C. Acerca do conceito de
                          loucura e seus reflexos na assistência de Saúde Mental. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 04, p. 591-
                          595, jul./ago. 2005. BRASIL. Portaria GM nº 224 de 29 de janeiro de 1992.Regulamenta o funcionamento de todos os serviços de
                          saúde. Diário Oficial da União. Brasília: Poder Executivo, 1992.



                       EIXO TEMÁTICO: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 406

                        Ações de Educação em saúde sobre o HPV em escolas públicas e
                        particulares do município de Londrina-PR.

                        AUTOR PRINCIPAL: Nathalia Jung Ferreira |  AUTORES: Márcio Souza dos Santos, Taiara Maestro Calderon, Lidiaine Naiara de
                        Oliveira,Maria Elisa Wotzasek Cestari |  INSTITUIÇÃO: UEL | Londrina -PR |  E-mail: nathalia_jferreira@hotmail.com
                          Em se tratando de educação em saúde sobre o Papilomavírus Humano (HPV), a escola tem grande potencial disseminador de
                          informações, já que atualmente a principal forma de prevenção do HPV é a vacinação antes do inicio da vida sexual e todas as meninas
                          de nove a treze anos devem receber a vacina1. O câncer de colo uterino, causado por alguns tipos do HPV é a quarta causa de morte
                          e o terceiro tumor nas mulheres1. Nesse contexto, o Enfermeiro tem como competência realizar ações de educação em saúde, não
                          se restringindo a uma situação de doença, mas também à prática educativa2. Objetivo: relatar as ações de educação em saúde
                          sobre o HPV, realizada em escolas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato da participação de graduandos de Enfermagem no projeto
                          de pesquisa Estratégias de Prevenção do HPV e sua relação com o Câncer, da Universidade Estadual de Londrina, incluindo as áreas
                          de Enfermagem, Biologia, Geografia, Estatística, Psicologia e Educação Física. Esse relato apresenta a primeira fase do projeto, onde
                          ocorreram visitas pré-agendas em escolas públicas e privadas e entrevistas com os pais/responsáveis para identificar o conhecimento
                          sobre o HPV e situação vacinal de seus filhos. Após as entrevistas, foram sanadas as dúvidas na forma de roda de conversa ou palestra.
                          EFEITOS ALCANÇADOS: A partir da intervenção nas escolas adquirimos mais experiências e o embasamento cientifico que obtivemos
                          durante toda a preparação foi sendo fixada conforme as demandas dos questionamentos. A maioria dos pais tinha muitas dúvidas sobre
                          prevenção, forma de transmissão e vacinação. Muitos relataram sentimentos de medo dos efeitos adversos da vacina e do estímulo
                          do inicio da vida sexual da adolescente. Podemos notar que a mídia e redes sociais teve impacto nas informações oferecidas aos pais,
                          muitos deles questionaram a veracidade da imunização tendo duvidas quando ao real intuito da campanha. RECOMENDAÇÕES: A
                          participação na ação educativas na escola possibilita novas experiências, conhecimentos e amplia as perspectivas quanto à profissão.
                          Contribui significativamente para o embasamento das práticas profissionais, para a percepção da realidade e o desenvolvimento do
                          senso crítico, e ainda permite a transformação do graduando num futuro profissional com uma visão holística. A educação em saúde se
                          mostrou essencial na evolução do potencial de prevenção, do desenvolvimento do pensamento critico, favorecendo o entendimento do
                          significado da promoção da saúde na coletividade. Palavras-chave: Educação em Saúde; Vacina. Papilomavírus Humano.
                          Referências: 1. INCA, HPV e o câncer, Disponível em Acessado em 23 de Abril de 2016. 2. SOUZA, L.M.D; WEGNER, W; GORINI, M.I.P.C.
         198              Educação em Saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Rev. Latino-am Enfermagem, v.15, n.2, Março – Abril. 2007
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