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EIXO TEMÁTICO: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 412
Consumo alimentar em ambiente escolar por adolescentes
matriculados na rede pública estadual, Colombo-PR.
AUTOR PRINCIPAL: Ana Flavia Fontes | AUTORES: Alexsandro Wosniaki; Suely Teresinha Schmidt | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal
Do Paraná | Curitiba - PR | E-mail: anafontesflavia@gmail.com
A adolescência é a fase compreendida entre 10 a 19 anos, marcada pela transição da infância para vida adulta e por mudanças
biopsicossociais. É considerado um grupo vulnerável a risco nutricional em função dos hábitos alimentares e estilo de vida. A escola atua
como promotora de Segurança Alimentar e Nutricional, ofertando alimentação pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),
com o intuito de assegurar parte das necessidades nutricionais aos alunos. Este estudo é parte do projeto “Consumo alimentar de
adolescentes matriculados na rede pública estadual de ensino de Colombo-PR” e seu objetivo é avaliar o consumo alimentar no ambiente
escolar e o estado nutricional de adolescentes. O estudo é de caráter transversal, observacional e analítico. O consumo alimentar (CA)
foi avaliado pela aplicação do Inquérito Recordatório de 24 horas. Para avaliação de CA os adolescentes foram categorizados em
grupos de acordo com o consumo em ambiente escolar: os que não consomem nada; aqueles que consomem a alimentação escolar
(AE); aqueles que consomem alimentos competidores (AC) e os que consomem ambos AE e AC, ou seja, alimentação mista (AM).Para
o estado nutricional realizou-se antropometria, com utilização do programa Antrho Plus®,com o uso das curvas de Índice de Massa
Corporal. A população estudada foi de 359 adolescentes sendo 55,5% do sexo feminino; quanto ao estado nutricional, 29,5% dos
adolescentes estão com excesso de peso, o grupo que representou o maior excesso de peso foi o dos que aderem AC, correspondendo,
37%. Em relação ao consumo em ambiente escolar 47,9% alunos não consumiram nenhum tipo de alimento no ambiente escolar,
14,9% consumiram AE, 31,8% AC e 5,8% AM. Os grupos AE e mista consumiram mais proteínas, sódio, fibras, cálcio, magnésio,
vitamina A e C, ferro e zinco quando comparados ao grupo AC. A inadequação da ingestão dos nutrientes preconizados pelo PNAE
(20% das necessidades nutricionais diárias) é incidente nos adolescentes que consomem alimentação escolar, sugerindo uma falha
do programa. O presente estudo conclui que AE não está contemplando as recomendações do PNAE, e que a AM obteve consumo
superior dentre as categorias de consumo, em relação ao estado nutricional é expressivo o excesso de peso. Portanto, são necessárias
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
medidas de intervenção nutricionais a fim de estimular escolhas alimentares mais saudáveis, inserir ações de educação nutricional e
maior fiscalização na aplicabilidade do PNAE para que sua adesão seja plena.Palavras-chave: Cuidado da Criança, Automedicação,
Saúde Pública.
Referências: ACCIOLY, E. A escola como promotora da alimentação saudável. Instituto de Nutrição Josué de Castro, UFRJ. Ciência em
tela, vol.2, n.2, 2009. EISENSTEIN, E. et al. Nutrição na adolescência. Jornal de Pediatria, vol.3, supl. 76, 2000. PRIORE, S. E. et al.
Nutrição e saúde na adolescência. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010, 460p. WHO, World Health Organization. Growth references BMI
– for- age 5 -19 years, 2006. Disponível em: http://www.who.int/growthref/who2007_bmi_for_age/en/.
EIXO TEMÁTICO: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 413
Indicadores de Risco Psíquico e o processo de implantação dos
Núcleos de Atenção ao Desenvolvimento da Criança - NADC
AUTOR PRINCIPAL: Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade | AUTORES: Maribel Sales de Melo; Cristina de Almeida | INSTITUIÇÃO:
Cismepar; Espaço Escuta | Londrina - PR | E-mail: silviakarla77@gmail.com
Os Núcleos de Apoio ao Desenvolvimento aa Criança constituem uma proposta inivadora de formação aos profissionais da saúde,
educação e assistência social propondo um novo olhar clínico a partir dos riscos psíquicos da criança, que vão além das questões
do crescimento e da maturação, destacando a importância do desenvolvimento global e da atuação transdisciplinar. A proposta de
implantação dos Núcleos de Apoio ao Desenvolvimento da Criança surgiu a partir da estruturação do Centro Mãe Paranaense, que oferece
um diferencial na atenção integral e transdisciplinar, e fora implantado por iniciativa da Secretaria Estadual de Saude, considerando as
lacunas assistenciais que se apresentavam no âmbito da assistência especializada. Com a implantação junto ao Cismepar, verificou-se
que tambem os riscos psíquicos de gestantes e bebês são entraves significativos para a redução dos índices de mortalidade materno-
infantil, especialmente casos evitáveis, sendo fundamental a prevenção da doença mental. A estrategia de atuação do NADC baseia
em um novo olhar acerca dos indicadores de risco, conceituando a constituição subjetiva do sujeito, o vínculo mãe-bebê, aspectos
estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil e outras questões inerentes ao perfil clínico, social e psíquico da gestação do
risco intermediário e bebês de risco. O projeto desenvolvido contemplou a implantacao de uma escola de saude tendo como publico alvo
os profissionais da atencao primaria em saude, atores do setor educacao e assistencia social, conselho tutelar, entre outros. O programa
de formacao contempla 8 módulos, totalizando 64 horas de formação na primeira etapa, que seguem com encontros mensais de
matriciamento, além da segunda etapa de formacao com 16 horas, os resultados obtidos foram o compartilhar de saberes entre todos
os níveis de atenção, o avanço da multidisciplina para a interdisciplina e transdisciplina na região, mudança nas práticas do cotidiano nas
ações da atenção primária em saúde, educação e assistência social, integração para atuação em equipe e em redes intersetoriais, entre
os atores envolvidos, alem da apropriação de um novo olhar clínico para a avaliação e o cuidado de gestantes e bebês, com enfoque nos
riscos psíquicos para a constituição do sujeito. Esta experiencia evidencia que alem das questoes organicas do crescimento, torna-se
fundamental a ampliacao do cuidado na rede materno infantil para um novo olhar com enfoque no desenvolvimento global da criança.
Palavras-chave: Rede materno-infantil; desenvolvimento da crianca; psicanalise; constituicao subjetiva.
Referências: BERNARDINO, L. O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em cons- tituição. São Paulo: Escuta, 2006.
JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artes Mé- dicas, 1989. _____. Enquanto o futuro não vem.
Salvador: Ágalma, 2002.
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