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EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúde                             TRABALHO 246

                        Reestruturação do serviço de abastecimento da secretaria
                        municipal de saúde de São José dos Pinhais – Paraná

                        AUTOR PRINCIPAL: Scheila Maria Graczyk Takayasu  |  AUTORES: Daniel Aparecido Fitz  |  INSTITUIÇÃO: Prefeitura Municipal de São
                        José dos Pinhais  |  São josé dos Pinhais-PR  |  E-mail: scheilamgt@yahoo.com.br
                          O objetivo do estudo é avaliar o processo de reestruturação da Divisão de Abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
                          Foi realizado estudo retrospectivo longitudinal, de julho de 2014 a março de 2016. Para avaliação do serviço foram utilizados dados
                          obtidos em dois momentos. Um primeiro momento de análise situacional, onde foi exposto às direções dos Serviços de Atenção
                          Primária; Hospitalar e Urgência e Emergência a situação da Logística de Suprimento da SEMS. Um segundo momento em março de
                          2016, para apresentação dos resultados obtidos com a reestruturação. Foram utilizados indicadores que demonstraram um aumento na
                          resolutividade setorial; como o número de itens em processo licitatório; número de itens com estoque regular no almoxarifado central;
                          número de itens com ata de registro de preços vigente; número de empenhos emitidos e números de notificação aos fornecedores.
                          Foram avaliados os indicadores considerando os Medicamentos e Materiais Médico Hospitalares padronizados. As ações adotadas
                          foram: empoderamento da Divisão de Abastecimento; normatização dos processos de trabalho, organização documentada dos fluxos
                          de trabalho; centralização das informações e solicitações de compras; adoção de catálogo único de itens; centralização do controle de
                          emissão e acompanhamento de empenhos; fortalecimento da Logística de informação; investimento no relacionamento interpessoais;
                          utilização do método denominado “A-Z”, onde mensalmente é realizado acompanhamento integral dos itens, percorrendo-os por ordem
                          alfabética. Os resultados encontrados evidenciaram o fortalecimento da gestão e melhoria no suprimento dos serviços de saúde para
                          a consecução dos objetivos. Os dados demonstram que suprir as deficiências como a falta de integração entre os serviços; a falta
                          de planejamento, processos e fluxos; romper a ótica individualista e a dificuldade relacional entre os atores do processo, foram os
                          responsáveis por resultados satisfatórios na cadeia Logística de Abastecimento da SEMS. Neste contexto demonstrou-se que é preciso
                          investir na integração dos setores; no fortalecimento do planejamento intersetorial, na instituição de fluxos de informações, processos
                          e controle e na capacitação dos profissionais para gerar uma melhoria na cadeia logística e consequentemente no abastecimento
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          dos insumos da saúde. Referências: COSTA,L.S. et al A dinâmica inovativa para a reestruturação dos serviços de saúde. Revista de
                          Saúde Pública 2012;46:76:82 MOTTA, A.L. Logística Aplicada ao Setor Público (ferramentas para o Aperfeiçoamento das Compras
                          Públicas.http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/logistica.pdf PLANEJAMENTO E GESTÃO LOGÍSTICA DE MEDICAMENTOS EM UMA CAF
                          HOSPITALAR. ANDREOLI, G.L.M. et al. SIMPOI anais, 2014. Palavras-chave: Abastecimento. Logistica na Saúde. Suprimento.


                        EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúde                             TRABALHO 266

                        A participação social na contratualização de metas na atenção
                        primária a saúde em Curitiba-PR


                        AUTOR PRINCIPAL: Thabata Cristy Zermiani  |  AUTORES: Rosane Souza Freitas, Huáscar Fialho Pessali, Rafael Gomes Ditterich  |
                        INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná  |  Curitiba-PR   |  E-mail: thabata.zermiani@gmail.com

                          Introdução: Os Conselhos Locais de Saúde (CLS) possibilitam a participação social nos processos decisórios, criando maior vínculo
                          da comunidade com a gestão do Sistema Único de Saúde. No âmbito da pactuação de metas do Termo de Compromissos (Tercom)
                          e do Plano Operativo Anual (POA), bem como da sua contribuição no processo do trabalho nas Unidades de Saúde do município de
                          Curitiba-PR, a participação do CLS é de grande valia, uma vez que facilita a identificação e priorização de demandas emergentes e
                          garante a efetivação do acesso à saúde mais universal, integral e equânime. Objetivo: Analisar a percepção dos servidores municipais
                          de saúde sobre a participação dos CLS na pactuação de metas do Tercom e do POA, e sobre sua contribuição no processo de trabalho
                          nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) de Curitiba-PR. Método: Abordagem quantitativa, reproduzindo metodologia proposta em
                          2005 pelo Banco Mundial. A análise está centrada em alguns bens democráticos descritos por Smith (2009): inclusão, controle popular,
                          julgamento ponderado e transparência. Ao todo 148 servidores responderam ao questionário. Resultado: Segundo os entrevistados,
                          o Conselho participa parcialmente na discussão dos objetivos do Tercom e no acompanhamento das metas, mas não se envolve na
                          negociação das mesmas. A maioria considerou que o CLS colabora para o desenvolvimento do trabalho nas UMS, principalmente com a
                          prestação de informações sobre a comunidade. Conclusão: O Conselho está contribuindo, em parte, no processo de contratualização
                          de metas e de trabalho nas Unidades de Saúde de Curitiba. Está conseguindo gestar alguns bens democráticos, como a inclusão, o
                          controle popular, o julgamento ponderado e a transparência, porém isso está ocorrendo de forma parcial, refletindo assim a necessidade
                          de ampliar o conhecimento dos conselheiros acerca das metas e indicadores pactuados no Tercom e POA para que possam participar
                          de todo o processo de contratualização de forma ativa. Referências: GIACOMINI, C H. (Org.). Gestão para Resultados em Curitiba:
                          a experiência de Contratualização. Curitiba: Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP, 2009. 146p. SMITH, G. Democratic
                          innovations: designing institutions for citizen participation. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. WORLD BANK. Brazil Enhancing
                          Performance in Brazil’s Health Sector: lessons from innovations in the state of São Paulo and the city of Curitiba. Washington, DC: The
                          World Bank, 2006. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Bens Democráticos. Conselho Local de Saúde. Contratos. Gestão em
                          Saúde.




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