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EIXO: EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE



                Gt-aro22rs Ivaiporã: Integração para Intervenção Efetiva na Rede Mãe Paranaense

                Autores: CLAUDIA VALÉRIA DA SILVA ALVES; Karen Patricia Wilke Ferreira Rocha; Osiane Dias Ramos; Carolina Favarão Marton; Vivia
                Regina Vieira Espadas da Silva. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde - 22ª Regional de Saúde
                Palavras-chave: rede mãe paranaense; mortalidade materna; grupo intersetorial
                A mortalidade materna e infantil traduz a qualidade da atenção prestada à saúde da mulher e da criança. No ano de 2016, a Taxa
                de Morte Infantil (TMI) de 11,42 e o aumento da Razão de Morte Materna (RMM) para 228,44 na 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã
                (22RS), levaram a considerar que a investigação dos óbitos no âmbito municipal não estava produzindo efeito na qualidade do
                serviço de saúde ofertado pela Rede Mãe Paranaense da 22RS (RMP-22RS). Mendes (2011) descreve as Redes de Atenção à Saúde
                citando AGRANOFF e LINDSAY (1983): “A gestão eficaz das redes implica: trabalhar rotineiramente na produção de consensos;
                operar com situações em que todos os atores ganhem; harmonizar os decisores políticos e administrativos, negociar as soluções;
                e monitorar e avaliar permanentemente os processos”. A partir disso, a Comissão Intergestores Bipartite Regional (CIR22RS) criou
                o Grupo Técnico de Agilização e Revisão de Óbitos da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã (GT-ARO22RS), com o objetivo de
                gerenciar a RMP-22RS a partir dos determinantes do óbito materno, infantil e fetal; identificar fragilidades em cada ponto de
                atenção e no fluxo da gestante na rede; proporcionar ações integradas, efetivas e aprazadas no ponto de atenção envolvido;
                e articular decisões assertivas de gestão para aprimoramento da rede. Foram envolvidos responsáveis pela saúde da gestante
                e criança de todos os setores da 22ªRS, favorecendo visão intersetorial sobre cada determinante encontrado, de forma que no
                instrumento utilizado para registrar o resultado da avaliação estava identificada a fragilidade, a ação a ser executada, o setor da
                22ªRS responsável, o prazo de execução e monitoramento conforme o esperado. A avaliação dos óbitos maternos deflagrou
                estratégia de educação permanente para qualificação do pré-natal na Atenção Primária em Saúde (Operação Estratifica), criação
                de Sistema de Gerenciamento da RMP-22RS em ambiente virtual e tempo real, desenvolvimento de protocolos regulatórios e
                critérios de priorização para o acesso da gestante ao Ambulatório de Alto Risco e pactuação em CIR22RS de ações dos gestores
                municipais que subsidiassem o funcionamento da rede. A TMI caiu para 5,90 e a RMM para 117,99 no ano de 2017 e não ocorreram
                óbitos maternos desde o início das ações. É necessário priorizar a avaliação de óbito por amostragem de casos mais complexos
                e otimizar o gerenciamento do tempo dos participantes para as reuniões, garantindo sempre a presença de todos os setores
                envolvidos.


                Implantação da Unidade da Qualidade na Vigilância Sanitária do Município de Pinhais/
                PR


                Autores: MARIA THEREZA JOHNSSON CAMPOS VICENTINE; Claudia Vera Neidert; Ana Carolina Damas Padilha Zonato; Tatiana Da Silva
                Lopes De Macedo; Gláucia De Martini Otofuji Vicente. Instituição: Prefeitura Municipal De Pinhais

                Palavras-chave: qualidade, sanitária, padronização
                Caracterização do problema: A publicação da RDC nº 34/2013/ANVISA instituiu a padronização das atividades de Vigilância
                Sanitária  (VISA)  em  empresas  de  medicamentos,  produtos  para  a  saúde  e  insumos  farmacêuticos. A VISA  de  Pinhais  optou
                por estender a padronização para todas as áreas de atuação. Foi constituída uma Unidade da Qualidade (UQ) na Gerência de
                Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, composta por funcionários das seções de Alimentos, Produtos, Serviços e Saúde
                do Trabalhador. Através de um diagnóstico, constataram-se as atividades que precisavam de padronização com maior urgência,
                pois estavam ocasionando diferentes posturas nas ações dos fiscais. Verificou-se que a falta de organização dos documentos
                prejudicava o bom andamento dos trabalhos. Fundamentação teórica: A harmonização é importante para que sejam garantidos
                os resultados esperados para as atividades. Com a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) espera-se que
                as ações tomadas sejam as mesmas, independente de quem a está realizando, além de contribuir para uma identidade visual
                única, com informações necessárias para proporcionar consistência e confiabilidade das ações. Descrição da experiência: Após
                a UQ estar constituída através da Portaria nº 52/2016, iniciou-se os trabalhos com a elaboração dos POPs. Tendo como base os
                procedimentos harmonizados pela VISA Estadual, cada integrante da UQ ficou responsável pela elaboração dos procedimentos
                pelos quais possuía mais experiência. Os POPs foram revisados e aprovados pela UQ e os treinamentos realizados para toda a
                equipe. Totalizando ao final, 17 POP vigentes e um manual da qualidade. A participação de todas as áreas no processo proporcionou
                uma alta adesão e a continuidade das atividades. Destaca-se a organização dos arquivos, respostas das reclamações, registros
                dos treinamentos, relatórios de inspeções e liberações de Licença Sanitária. Efeitos alcançados: Com a implantação da UQ
                houve um avanço na organização do setor. O que no princípio pareceu burocratizar passou a ser essencial, proporcionando
                mais agilidade e confiabilidade ao trabalho. A experiência é inovadora, visto que se estendeu para todos os setores da VISA e
                não apenas nas temáticas estabelecidas pela RDC 34/2013. O trabalho tem sido referência para outras VISAs e já foi motivo de
                videoconferência com a ANVISA. Recomendações: As ações de padronização devem ser permanentes, possuem baixo custo e
                impactam diretamente na qualidade do serviço ofertado.


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