Page 86 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Capacitação em Saúde na Educação Infantil. Mudança de Paradigmas e Integralidade
Autores: JULIANA DA SILVA; Ademir Rover. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista
Palavras-chave: educação em saúde; integralidade; promoção de saúde
Capacitação em Saúde na Educação Infantil. Mudança de paradigmas e integralidade. Atualmente, com os paradigmas em saúde
contemporâneos, onde a qualidade de vida é um coeficiente importante, a escola está amalgamada na responsabilidade deste
processo. É necessário compreendermos a educação como promotora de processos de mudanças de comportamento, e de
formação de atitudes saudáveis, que podem e devem ser coordenadas e mediadas pelos educadores. Para que isso ocorra de
maneira efetiva na realidade local do município de São Joao Batista, foi elaborado um programa de capacitação em saúde para os
professores da educação infantil da secretaria municipal de educação da cidade. Os Objetivos: desta capacitação foram: Conhecer
os professores da educação infantil e suas estratégias em saúde, já realizadas; Promover conhecimento de autocuidado com os
próprios professores em seu ambiente de trabalho; Promover o conhecimento, entre os professores, da fisiopatologia das doenças
que mais acometem o indivíduo em idade escolar; Orientar acerca das ações educativas e preventivas indicadas para a escola;
Conhecer o Programa do ministério da Saúde, Saúde na Escola; Discutir as estratégias de promoção em saúde que podem ser
efetivas na realidade local. Estes encontros se realizaram em três dias, com 24 horas de duração. Foram feitos debates, exposições e
um estímulo de reconstrução dos paradigmas da saúde, numa visão da integralidade do atendimento em saúde e/ou da educação.
Vários profissionais estiveram envolvidos no processo da capacitação, em suas áreas específicas. Médicos, psicopedagogos,
terapeutas, enfermeiros, dentistas. A seleção dos profissionais foi criteriosa, já que o objetivo do projeto era manter a promoção
de saúde em primeiro plano, numa visão da integralidade. Durante a capacitação, percebeu-se que os professores estavam
preocupados com todas as suas atribuições em sala de aula, sendo que não gostariam de ter mais uma função assistencialista
em saúde. Enquanto a capacitação foi ocorrendo, foi-se entendendo que a função da capacitação era empoderar os professores e
deixá-los ferramentados para sua função cotidiana. Pelo contentamento e boa aceitação, ficaram agendados mais dois encontros
durante o ano letivo, onde os próprios professores construirão coletivamente ações de promoção em saúde para suas realidades.
Assim, esperamos, nos próximos encontros, continuarmos na escuta dos professores e na reconstrução dos novos paradigmas da
saúde.
Cartilha Educativa Sobre as Principais Queixas Clínicas Decorrentes da Gravidez
Autores: ALESSANDRA ANDRÉA DA SILVA TETZLAFF. INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES; Centro Universitário Campos
de Andrade
Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermeiro Educador; Gravidez.
Gravidez não é doença! Constantemente, esta frase é repetida nas mídias sociais para o público em geral. Entretanto, vários
fatores serão alterados durante o processo gravídico, fazendo com que esta mulher se adapte da melhor forma possível perante
as intercorrências, sem perder o seu papel profissional, pessoal e familiar. Este período é perturbado por patologias múltiplas,
ocorrendo transformações imediatas e/ou alterações permanentes nos aspectos físicos, emocionais e sociais. Frente a esta situação,
o profissional de saúde, principalmente o enfermeiro, dentre suas várias responsabilidades, devem ater sobre o acompanhamento,
orientação, prevenção e recuperação da saúde, frente às modificações anatomofisiológico decorrentes da gravidez, oferecendo
um suporte adequado e de preferência não farmacológico e invasivo, visando o autocuidado e baixo custo. Objetivos: Desenvolver
uma cartilha educativa sobre as principais queixas que são referidas e alguns cuidados a serem usados para promover a qualidade
de vida da gestante, podendo ser utilizado pelo enfermeiro no processo de educação continuada e assistida como um instrumento
facilitador simples e objetivo, de fácil leitura e entendimento. Materiais e métodos: Estudo de natureza básica, abordagem mista,
procedimento descritivo, por levantamento bibliográfico. Construída conforme as recomendações para concepção e eficácia de
materiais educativos, de acordo com as características: conteúdo, linguagem, organização, layout, ilustração, aprendizagem e
motivação. Resultado: Foram levantados 37 principais alterações orgânicas e seus cuidados, sendo agrupados por trimestre
gestacional (1º, 2º e 3º), em referências aos sistemas orgânicos acometidos ( Geral, Muscular esquelético, Circulatório, Gastrointestinal,
Geniturinário, Respiratório, Tegumentar) e para a construção da primeira versão, preocupou-se com a usabilidade e designer, sendo
complementados com iconográficos personalizados e de “saber mais” sobre o assunto em questão. Conclusão: A cartilha elaborada
é prática, direta e acessível, relaciona os principais cuidados não farmacológicos utilizados para amenizar as queixas citadas, tanto
na forma de tratamento tradicional como os tratamentos complementares, apresenta um suporte visual e de fácil acesso para ser
usado no momento que surge a dúvida, com condutas de autocuidado para amenizar as diversas alterações que ocorrem durante
o processo gestatório e assim promover a qualidade de vida.
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