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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE



                 Capacitação em Saúde na Educação Infantil. Mudança de Paradigmas e Integralidade

                 Autores: JULIANA DA SILVA; Ademir Rover. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista

                 Palavras-chave: educação em saúde; integralidade; promoção de saúde
                 Capacitação em Saúde na Educação Infantil. Mudança de paradigmas e integralidade. Atualmente, com os paradigmas em saúde
                 contemporâneos, onde a qualidade de vida é um coeficiente importante, a escola está amalgamada na responsabilidade deste
                 processo.  É  necessário  compreendermos  a  educação  como  promotora  de  processos  de  mudanças  de  comportamento,  e  de
                 formação de atitudes saudáveis, que podem e devem ser coordenadas e mediadas pelos educadores. Para que isso ocorra de
                 maneira efetiva na realidade local do município de São Joao Batista, foi elaborado um programa de capacitação em saúde para os
                 professores da educação infantil da secretaria municipal de educação da cidade. Os Objetivos: desta capacitação foram: Conhecer
                 os professores da educação infantil e suas estratégias em saúde, já realizadas; Promover conhecimento de autocuidado com os
                 próprios professores em seu ambiente de trabalho; Promover o conhecimento, entre os professores, da fisiopatologia das doenças
                 que mais acometem o indivíduo em idade escolar; Orientar acerca das ações educativas e preventivas indicadas para a escola;
                 Conhecer o Programa do ministério da Saúde, Saúde na Escola; Discutir as estratégias de promoção em saúde que podem ser
                 efetivas na realidade local. Estes encontros se realizaram em três dias, com 24 horas de duração. Foram feitos debates, exposições e
                 um estímulo de reconstrução dos paradigmas da saúde, numa visão da integralidade do atendimento em saúde e/ou da educação.
                 Vários  profissionais  estiveram  envolvidos  no  processo  da  capacitação,  em  suas  áreas  específicas.  Médicos,  psicopedagogos,
                 terapeutas, enfermeiros, dentistas. A seleção dos profissionais foi criteriosa, já que o objetivo do projeto era manter a promoção
                 de  saúde  em  primeiro  plano,  numa  visão  da  integralidade.  Durante  a  capacitação,  percebeu-se  que  os  professores  estavam
                 preocupados com todas as suas atribuições em sala de aula, sendo que não gostariam de ter mais uma função assistencialista
                 em saúde. Enquanto a capacitação foi ocorrendo, foi-se entendendo que a função da capacitação era empoderar os professores e
                 deixá-los ferramentados para sua função cotidiana. Pelo contentamento e boa aceitação, ficaram agendados mais dois encontros
                 durante o ano letivo, onde os próprios professores construirão coletivamente ações de promoção em saúde para suas realidades.
                 Assim, esperamos, nos próximos encontros, continuarmos na escuta dos professores e na reconstrução dos novos paradigmas da
                 saúde.




                 Cartilha Educativa Sobre as Principais Queixas Clínicas Decorrentes da Gravidez

                 Autores: ALESSANDRA ANDRÉA DA SILVA TETZLAFF. INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES; Centro Universitário Campos
                 de Andrade

                 Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermeiro Educador; Gravidez.
                 Gravidez  não  é  doença!  Constantemente,  esta  frase  é  repetida  nas  mídias  sociais  para  o  público  em  geral.  Entretanto,  vários
                 fatores serão alterados durante o processo gravídico, fazendo com que esta mulher se adapte da melhor forma possível perante
                 as  intercorrências,  sem  perder  o  seu  papel  profissional,  pessoal  e  familiar.  Este  período  é  perturbado  por  patologias  múltiplas,
                 ocorrendo transformações imediatas e/ou alterações permanentes nos aspectos físicos, emocionais e sociais. Frente a esta situação,
                 o profissional de saúde, principalmente o enfermeiro, dentre suas várias responsabilidades, devem ater sobre o acompanhamento,
                 orientação, prevenção e recuperação da saúde, frente às modificações anatomofisiológico decorrentes da gravidez, oferecendo
                 um suporte adequado e de preferência não farmacológico e invasivo, visando o autocuidado e baixo custo. Objetivos: Desenvolver
                 uma cartilha educativa sobre as principais queixas que são referidas e alguns cuidados a serem usados para promover a qualidade
                 de vida da gestante, podendo ser utilizado pelo enfermeiro no processo de educação continuada e assistida como um instrumento
                 facilitador simples e objetivo, de fácil leitura e entendimento. Materiais e métodos: Estudo de natureza básica, abordagem mista,
                 procedimento descritivo, por levantamento bibliográfico. Construída conforme as recomendações para concepção e eficácia de
                 materiais  educativos,  de  acordo  com  as  características:  conteúdo,  linguagem,  organização,  layout,  ilustração,  aprendizagem  e
                 motivação.  Resultado:  Foram  levantados  37  principais  alterações  orgânicas  e  seus  cuidados,  sendo  agrupados  por  trimestre
                 gestacional (1º, 2º e 3º), em referências aos sistemas orgânicos acometidos ( Geral, Muscular esquelético, Circulatório, Gastrointestinal,
                 Geniturinário, Respiratório, Tegumentar) e para a construção da primeira versão, preocupou-se com a usabilidade e designer, sendo
                 complementados com iconográficos personalizados e de “saber mais” sobre o assunto em questão. Conclusão: A cartilha elaborada
                 é prática, direta e acessível, relaciona os principais cuidados não farmacológicos utilizados para amenizar as queixas citadas, tanto
                 na forma de tratamento tradicional como os tratamentos complementares, apresenta um suporte visual e de fácil acesso para ser
                 usado no momento que surge a dúvida, com condutas de autocuidado para amenizar as diversas alterações que ocorrem durante
                 o processo gestatório e assim promover a qualidade de vida.




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