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EIXO 1 Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
AGENDA 2030: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MODELO DEDESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE BERGER E LUCKMANN
Autores: CARLOS LOPATIUK | Instituição: UNICENTRO
PALAVRAS-CHAVE: Agenda 2030; Saúde; Construção Social.
Visando promover a paz internacional, o desenvolvimento sustentável e o acesso igualitário a instituições eficazes, a
Organização das Nações Unidas (ONU), propôs à Agenda 2030, um projeto de alcance mundial que, por meio dos 17 Objetivos
do Desenvolvimento (ODS) selecionados, visam promover melhorias em diversas áreas da sociedade (saúde, educação,
segurança pública etc.) até o ano de 2030. O presente resumo tem por objetivo geral incumbir reflexão da construção social
de um modelo sustentável proposto pela agenda 2030, realizando uma análise a partir das considerações teóricas de Berger
e Luckmann. Aos objetivos específicos é disposto: Conceituar a Agenda 2030 e seus ODS; abordar os conceitos de Berger
e Luckmann em relação a construção social da realidade; realizar o panorama entre Berger e Luckmann e a agenda 2030.
O presente resumo é um estudo articulado a partir da pesquisa documental e metodologia qualitativa. Seu respectivo eixo
temático aborda as políticas públicas, gestão e avaliação na saúde pública. Compromisso assumido pelo Brasil e mais 192
países, a Agenda 2030 tem como proposito efetivar os direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável pelos
próximos 15 anos, a ONU estão à frente desde o ano de 2000 com os ODM, em 2015 a Agenda 2030 incorporou aos ODM 17
objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e 169 metas direcionados a melhorar a vida das pessoas agora e no futuro.
Em uma análise de Berger e Luckmann a subjetividade humana é construída a partir das experiências e interações sociais.
As interações sociais geram produtos humanos e os produtos humanos aqui relacionados são os que levaram a necessidade
da criação da Agenda 2030. A construção social da realidade é capaz de objetivações. Isto é, manifesta-se em produtos da
atividade humana que estão ao dispor tanto dos produtores quanto dos outros homens, como elementos que são de um
mundo comum, isso gera como resultado a institucionalização. Como resultado da pesquisa verifica-se que um dos mais
importantes ODS é o ODS 3 – saúde e bem-estar. A promoção da saúde física e mental e o bem-estar é prioridade da meta
que foi criada com o intuito de buscar alcançar a cobertura universal de saúde e acesso a cuidados de qualidade. Conclui –se
que a construção da realidade em 2030, se cumprida a Agenda 2030, em principal a saúde coletiva, será outra, pois objetiva
um mundo melhor, igualitário e sustentável, a partir da efetivas políticas públicas que busquem concretizar as ODS.
AS DIFICULDADES DA IMPLEMENTAÇÃO DA ODS 3 COM RELAÇÃO AS POLÍTICAS
PÚBLICAS
Autores: CARLOS LOPATIUK | Instituição: UNICENTRO
PALAVRAS-CHAVE: Saúde Pública; ODS 3; Políticas Públicas.
Considerando a importância e magnitude da Agenda 2030, bem como, as dificuldades enfrentadas pelos governos locais em
colocar em prática essas metas elaboradas em cada parte de seus territórios, é inegável o fato de que as políticas públicas,
são a melhor ferramenta para realizar essa implementação em massa. O objetivo geral é determinar as fragilidades do
projeto de implementação das metas da ODS 03 no sistema de saúde pública brasileira e, determinar qual o melhor e mais
completo instrumento ao qual se deve delegar essa tarefa em solo brasileiro. Para tanto, conta com os objetivos específicos,
voltados para a conceituação e da Agenda 2030 e de seus ODS, especialmente no que diz respeito ao ODS 03, identificando,
através de dados oficiais, quais os pontos ainda permanecem obscuros dentro desse grandioso projeto da ONU. Sendo
assim, o presente resumo utiliza-se da metodologia voltada para a pesquisa de revistas e sites, estudando pesquisadores
renomados na área da saúde e da elaboração de políticas públicas de impacto nacional. O eixo temático aborda as políticas
públicas, gestão e avaliação em saúde. Como resultado, foi possível identificar a grande dificuldade em colocar em prática as
metas da agenda 2030, devido, principalmente, às questões econômicas (do mercado capitalista internacional), e às questões
políticas. Assim como, foi possível identificar as falhas nas políticas públicas brasileiras, especialmente no que diz respeito ao
âmbito da saúde pública e a crise nesse sistema, agravado pela pandemia da Covid-19. Também foi possível perceber que,
as políticas públicas nacionais, apresentam-se como uma alternativa viável de instrumento voltado para a operacionalização
da ODS 03 no sistema de saúde brasileiro, visto que, mostrou muito além de uma ferramenta político-partidária, através de
uma série de instrumentos, como os indicadores sociais, poderia atuar minimizando os problemas sociais, econômicos e
políticos da sociedade, bem como, fornecendo assistência, auxílio e proteção para a mesma. No entanto, isso apenas seria
possível se, a estruturação de políticas públicas, cambiasse de roupagem, passando a atender as necessidades urgentes da
população. Em conclusão, é possível visualizar esse sistema capitalista e individualista, porém, intrincado que rege o mundo,
explica os dados preocupantes de adesão e funcionamento das metas traçadas pela Agenda 2030, demonstrando que, é
preciso transformar o sistema capitalista e individualista inteiro.
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