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EIXO 5   Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
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                  TRANSIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO
                    Autores: ANYA KARLA IRENA KRUGER COLMAN | Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde

                 PALAVRAS-CHAVE: inovação, tecnologia, SUS
                 Problema: o impacto da pandemia no serviço foi expressivo, desafio de adaptar treinamentos, do modelo presencial ao
                 online para garantir a manutenção dos serviços prestados, com aumento das ofertas de treinamentos e necessidade de
                 incorporação  tecnológica,  desde  a  informatização  do  processo  de  gestão  educacional,  antes  manuais,  até  a  criação  de
                 cursos de ensino à distância, através de transmissões online síncronas e assíncronas que foram incorporadas ao dia-a-
                 dia. Justificativa: automatizar e utilizar a tecnologia como aliada da educação, modernização dos processos ao serviço tal
                 como exige a atualidade. Objetivos: relatar a adoção de melhores práticas na gestão da educação através da incorporação
                 tecnológica e as mudanças organizacionais na unidade de treinamento para atender novas exigências. Descrição: unidade
                 de  treinamento  que  busca  promover  o  aprimoramento  profissional  dos  colaboradores  de  uma  instituição  pública  de
                 saúde vinculada a administração indireta do município de Curitiba atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde
                 (SUS) que desenvolve e executa ações nas áreas: urgência e emergência, atenção primária, saúde mental, ambulatorial,
                 ensino, pesquisa e educação permanente; inaugurada em novembro de 2019, é responsável pela educação permanente
                 de profissionais que estão distribuídos em áreas descentralizadas e geograficamente distantes em mais de 70 unidades,
                 é referência na promoção do conhecimento e desenvolvimento aos colaboradores, oferece treinamentos personalizados.
                 A equipe precisou aprender a ser mais digital, utilizar plataformas para gerenciar e criar eventos, dispor plataforma de
                 streaming, produzir portfólio, marketing digital e hospedagem no site institucional, com praticidade gerencia matrículas por
                 QRCode, introduziu plataforma de gerenciamento de projetos. Reflexão: A diversificação e ampliação do público atingido
                 pelas ações da unidade avançaram fronteiras geográficas através do ensino online, a busca pelo conhecimento, diante dos
                 cenários de incertezas, fez com que muitos profissionais da saúde buscassem por capacitações que os auxiliassem na linha
                 de frente, treinamentos abertos ao público e não limitados apenas aos colaboradores da instituição, obtiveram alcance
                 em âmbito nacional e internacional. Êxito, órgão público atendeu o principio da economicidade (plataformas gratuitas),
                 disseminar e fortalecer aos princípios da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde do SUS e de Educação
                 Permanente.






                  IMPLANTAÇÃO DE PARÂMETROS CLÍNICOS INFORMATIZADOS EM UNIDADES MATERNO
                            INFANTIS DE ALTA COMPLEXIDADE COM ATENDIMENTO 100% SUS

                    Autores: FERNANDA NOVAES MORENO BRANCALION | Karen Gomes, Camila Hellen de Oliveira, Jackeline
                    Martins Leôncio. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
                 PALAVRAS-CHAVE: Gestão em Saúde; Parâmetros de Referência, Sistema Único de Saúde, Registros eletrônicos de
                 Saúde, tecnologia da informação
                 Caracterização  do problema: O prontuário eletrônico do paciente tem se tornado uma ferramenta indispensável  nos
                 serviços de saúde, pois proporcionam registros permanentes das informações e praticidade do acesso a elas, otimizando
                 tempo e recursos. Justificativa: O registro de sinais vitais e balanço hídrico em sistema informatizado oportunizou um
                 melhor gerenciamento da assistência, tendo em vista a facilidade do acesso as informações, otimizando tempo dos recursos
                 humanos na alimentação das informações. Vislumbrando a longo prazo o gerenciamento de protocolos clínicos e painéis
                 visuais de alerta.. Objetivos: Implantar formulários clínicos de registro de parâmetros de sinais vitais e balanço hídrico no
                 prontuário eletrônico.  Descrição  da experiência: Gerência de enfermagem juntamente  com a comissão de prontuário
                 eletrônico do paciente e gerência de tecnologia da informação, através de grupos de trabalho desenvolveram formulários
                 eletrônicos que  possibilitaram o registro dos parâmetros  clínicos. Esses foram parametrizados conforme características
                 da  população  atendida.  Após  realização  de  teste  piloto  nas  unidades  materno  infantil,  corrigidas  as  inconformidades,
                 foi  realizada a capacitação individual para a equipe  de  enfermagem, incluindo  técnicos e enfermeiros. O  formulário de
                 registro dos dados clínicos é composto de sinais vitais, escala de dor automatizada, medidas antropométricas, parâmetros
                 obstétricos e neonatais. O formulário de balanço hídrico contempla ganhos e perdas parametrizados para as unidades
                 materno infantis. Possibilitam fechamento parcial a cada 6 horas e automatização das informações registradas com cálculo
                 automático  do  balanço  hídrico  total.Reflexão  sobre  a  experiência/recomendações: Vivenciar a construção coletiva do
                 processo de implantação dos registros de enfermagem no prontuário eletrônico possibilitou aprofundar o conhecimento do
                 quanto à assistência de enfermagem precisa se adaptar aos avanços tecnológicos e o quanto a informatização dos processos
                 agregam valor ao gerenciamento da unidade.




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