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EIXO 5 Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
TRANSIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO
Autores: ANYA KARLA IRENA KRUGER COLMAN | Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde
PALAVRAS-CHAVE: inovação, tecnologia, SUS
Problema: o impacto da pandemia no serviço foi expressivo, desafio de adaptar treinamentos, do modelo presencial ao
online para garantir a manutenção dos serviços prestados, com aumento das ofertas de treinamentos e necessidade de
incorporação tecnológica, desde a informatização do processo de gestão educacional, antes manuais, até a criação de
cursos de ensino à distância, através de transmissões online síncronas e assíncronas que foram incorporadas ao dia-a-
dia. Justificativa: automatizar e utilizar a tecnologia como aliada da educação, modernização dos processos ao serviço tal
como exige a atualidade. Objetivos: relatar a adoção de melhores práticas na gestão da educação através da incorporação
tecnológica e as mudanças organizacionais na unidade de treinamento para atender novas exigências. Descrição: unidade
de treinamento que busca promover o aprimoramento profissional dos colaboradores de uma instituição pública de
saúde vinculada a administração indireta do município de Curitiba atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde
(SUS) que desenvolve e executa ações nas áreas: urgência e emergência, atenção primária, saúde mental, ambulatorial,
ensino, pesquisa e educação permanente; inaugurada em novembro de 2019, é responsável pela educação permanente
de profissionais que estão distribuídos em áreas descentralizadas e geograficamente distantes em mais de 70 unidades,
é referência na promoção do conhecimento e desenvolvimento aos colaboradores, oferece treinamentos personalizados.
A equipe precisou aprender a ser mais digital, utilizar plataformas para gerenciar e criar eventos, dispor plataforma de
streaming, produzir portfólio, marketing digital e hospedagem no site institucional, com praticidade gerencia matrículas por
QRCode, introduziu plataforma de gerenciamento de projetos. Reflexão: A diversificação e ampliação do público atingido
pelas ações da unidade avançaram fronteiras geográficas através do ensino online, a busca pelo conhecimento, diante dos
cenários de incertezas, fez com que muitos profissionais da saúde buscassem por capacitações que os auxiliassem na linha
de frente, treinamentos abertos ao público e não limitados apenas aos colaboradores da instituição, obtiveram alcance
em âmbito nacional e internacional. Êxito, órgão público atendeu o principio da economicidade (plataformas gratuitas),
disseminar e fortalecer aos princípios da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde do SUS e de Educação
Permanente.
IMPLANTAÇÃO DE PARÂMETROS CLÍNICOS INFORMATIZADOS EM UNIDADES MATERNO
INFANTIS DE ALTA COMPLEXIDADE COM ATENDIMENTO 100% SUS
Autores: FERNANDA NOVAES MORENO BRANCALION | Karen Gomes, Camila Hellen de Oliveira, Jackeline
Martins Leôncio. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Gestão em Saúde; Parâmetros de Referência, Sistema Único de Saúde, Registros eletrônicos de
Saúde, tecnologia da informação
Caracterização do problema: O prontuário eletrônico do paciente tem se tornado uma ferramenta indispensável nos
serviços de saúde, pois proporcionam registros permanentes das informações e praticidade do acesso a elas, otimizando
tempo e recursos. Justificativa: O registro de sinais vitais e balanço hídrico em sistema informatizado oportunizou um
melhor gerenciamento da assistência, tendo em vista a facilidade do acesso as informações, otimizando tempo dos recursos
humanos na alimentação das informações. Vislumbrando a longo prazo o gerenciamento de protocolos clínicos e painéis
visuais de alerta.. Objetivos: Implantar formulários clínicos de registro de parâmetros de sinais vitais e balanço hídrico no
prontuário eletrônico. Descrição da experiência: Gerência de enfermagem juntamente com a comissão de prontuário
eletrônico do paciente e gerência de tecnologia da informação, através de grupos de trabalho desenvolveram formulários
eletrônicos que possibilitaram o registro dos parâmetros clínicos. Esses foram parametrizados conforme características
da população atendida. Após realização de teste piloto nas unidades materno infantil, corrigidas as inconformidades,
foi realizada a capacitação individual para a equipe de enfermagem, incluindo técnicos e enfermeiros. O formulário de
registro dos dados clínicos é composto de sinais vitais, escala de dor automatizada, medidas antropométricas, parâmetros
obstétricos e neonatais. O formulário de balanço hídrico contempla ganhos e perdas parametrizados para as unidades
materno infantis. Possibilitam fechamento parcial a cada 6 horas e automatização das informações registradas com cálculo
automático do balanço hídrico total.Reflexão sobre a experiência/recomendações: Vivenciar a construção coletiva do
processo de implantação dos registros de enfermagem no prontuário eletrônico possibilitou aprofundar o conhecimento do
quanto à assistência de enfermagem precisa se adaptar aos avanços tecnológicos e o quanto a informatização dos processos
agregam valor ao gerenciamento da unidade.
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