Page 31 - ANAIS_6congresso_8Mostra
P. 31
EIXO 1 Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM
PRUDENTÓPOLIS
Autores: SOLANGE KUCHLA BELEDELI | Camila Szymanski T. Siqueira, Vanderléia Schinemann, Marcelo Hohl
Mazurechen. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis
PALAVRAS-CHAVE: Gestão em saúde; Pandemia Covid-19; Atenção Integral à Saúde;
Caracterização do problema e justificativa: A pandemia do novo coronavírus Covid-19 trouxe muitos desafios para a saúde
pública, em nível municipal foi necessária à reorganização da rede de saúde para garantir a manutenção do atendimento à
população na APS, bem como a agilidade no atendimento aos pacientes com síndromes respiratórias agudas relacionadas à
covid-19. Para isso, em março de 2020 foi implantado no município o Centro de atendimento para o Enfretamento da Covid-19, que
posteriormente foi ratificada pelo Ministério da Saúde (MS) como estratégia de atendimento na APS para as pessoas suspeitas ou
confirmadas de Covid-19. Objetivo: Descrever os desafios e os resultados decorrentes da implantação do Centro de atendimento
para o enfrentamento da COVID-19. Descrição da experiência: A Secretaria Municipal de Saúde elaborou plano de contingência
para o enfrentamento da Covid-19 no município sob o âmbito da assistência à saúde e da gestão. No aspecto da assistência à
saúde foi implantado o Centro de atendimento para o enfrentamento da Covid-19 em uma unidade básica de saúde já existente de
fácil acesso à população, a qual foi reorganizada e reestruturada exclusivamente para o atendimento das pessoas com síndromes
respiratórias, quais sejam: contratação de profissionais de saúde específicos para compor a escala de trabalho; qualificação
da equipe de saúde de forma permanente e continua; definição dos fluxos e contrafluxos de atendimentos; oferta de testes
rápido, exames laboratoriais e imagem no mesmo local possibilitando apoio diagnóstico imediato resultando no subsequente
isolamento de casos; oferta de tratamento farmacológico e não farmacológico. Reflexão sobre a experiência: Com a implantação
do Centro de atendimento para o enfretamento à Covid-19 no município ampliou-se o atendimento das pessoas com síndromes
respiratórias, bem como, o diagnóstico rápido e oportuno da doença através da testagem rápida de covid-19 proporcionando
maior resolutividade e evitando a sobrecarga das emergências e dos hospitais municipais, dados que mantiveram Prudentópolis
como um dos municípios com menor índice de agravos e mortes per capita do Estado pela covid-19. Ainda, possibilitou a
manutenção dos serviços da APS no território, evitando o colapso dos serviços de APS. Recomendações: A instituição do centro de
enfrentamento à Covid-19 mostrou-se efetivo e resolutivo, mantendo o índice de agravos dentro do que a capacidade hospitalar
local suportou satisfatoriamente.
A INTERSETORIALIDADE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS
INSTITUCIONALIZADOS NA 4ª REGIÃO DE SAÚDE
Autores: ERICA IANÓSKI | Emanueli Mazur Ianóski Neuls. Instituição: SESA - 4ª Regional de Saúde
PALAVRAS-CHAVE: Intersetorialidade nas políticas públicas; pessoa idosa; Instituição de Longa Permanência para Idosos
O crescente envelhecimento da população e as mudanças frequentes das demandas nas políticas públicas vem se tornando um
desafio cada vez maior, tanto no Brasil como no mundo. No que diz respeito à atenção à pessoa idosa, principalmente em relação
às ILPIs(Instituição de Longa Permanência para Idosos), as políticas de Saúde e Assistência Social se complementam porém não
se conversam adequadamente, surgindo um hiato de duplicidade ou ausência de ações. A intersetorialidade pode ser definida
como a articulação de saberes e experiências que propiciam o planejamento, realização e avaliação de políticas, com a missão
de fazer essa ponte e garantir a qualidade na assistência aos idosos institucionalizados. Justificativa As ILPI se constituem como
um serviço de interesse à saúde e pertencente à pasta da Assistência Social, o que pode causar uma confusão na organização
das instituições e no cuidado aos idosos residentes, visto que nem sempre as orientações dadas são semelhantes. Objetivos
alinhar saberes e orientações aos serviços de ILPI pertencentes À 4ª Região de Saúde; realizar visitas técnicas em conjunto SESA/
SEJUF com intuito de levantamento de fragilidades e potencialidades nas quatro instituições. Descrição da experiência durante os
meses de maio e junho foram realizadas visitas técnicas nas 4 ILPI da região, com o objetivo de avaliar os processos de trabalho e
levantamento das principais demandas das instituições. Participaram dos encontros os coordenadores e as referências técnicas
do serviço, as equipes de Vigilância em Saúde e da APS, além de alguns gestores municipais. Após isso, foi realizada reunião de
discussão e planejamento de oficinas regionais para trabalhar em conjunto os temas mais relevantes, como assistência integral,
acolhimento e melhorias estruturais. Reflexão Foram levantadas várias oportunidades de melhorias, com vistas na seguridade
biopsicossocial dos idosos, melhor aproveitamento dos recursos e das equipes, além de demandas para educação permanente
aos trabalhadores das instituições. É notório que, há necessidade da recuperação da promoção, prevenção à saúde e seguridade
social, visando a melhoria da qualidade de vida dessa população. Recomendações Ainda são muitos os desafios a serem superados
na fragmentação das políticas, mas a intersetorialidade vem se demonstrando uma importante aliada na construção de resultados
positivos na atenção pública, sempre tendo em vista a qualidade de vida da população, em especial dos mais frágeis.
31