Page 31 - ANAIS_6congresso_8Mostra
P. 31

EIXO 1   Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                 IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM
                                                    PRUDENTÓPOLIS

                  Autores:  SOLANGE  KUCHLA  BELEDELI |  Camila  Szymanski  T.  Siqueira,  Vanderléia  Schinemann,  Marcelo  Hohl
                  Mazurechen. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis

                PALAVRAS-CHAVE: Gestão em saúde; Pandemia Covid-19; Atenção Integral à Saúde;
                Caracterização do problema e justificativa: A pandemia do novo coronavírus Covid-19 trouxe muitos desafios para a saúde
                pública, em nível municipal foi necessária  à reorganização da rede de saúde para garantir a manutenção do atendimento à
                população  na  APS,  bem  como  a  agilidade  no  atendimento  aos  pacientes  com  síndromes  respiratórias  agudas  relacionadas  à
                covid-19. Para isso, em março de 2020 foi implantado no município o Centro de atendimento para o Enfretamento da Covid-19, que
                posteriormente foi ratificada pelo Ministério da Saúde (MS) como estratégia de atendimento na APS para as pessoas suspeitas ou
                confirmadas de Covid-19. Objetivo: Descrever os desafios e os resultados decorrentes da implantação do Centro de atendimento
                para o enfrentamento da COVID-19. Descrição da experiência: A Secretaria Municipal de Saúde elaborou plano de contingência
                para o enfrentamento da Covid-19 no município sob o âmbito da assistência à saúde e da gestão. No aspecto da assistência à
                saúde foi implantado o Centro de atendimento para o enfrentamento da Covid-19 em uma unidade básica de saúde já existente de
                fácil acesso à população, a qual foi reorganizada e reestruturada exclusivamente para o atendimento das pessoas com síndromes
                respiratórias,  quais  sejam:  contratação  de  profissionais  de  saúde  específicos  para  compor  a  escala  de  trabalho;  qualificação
                da equipe de saúde de forma permanente e continua; definição dos fluxos e contrafluxos de atendimentos; oferta de testes
                rápido, exames laboratoriais e imagem no mesmo local possibilitando apoio diagnóstico imediato resultando no subsequente
                isolamento de casos; oferta de tratamento farmacológico e não farmacológico. Reflexão sobre a experiência: Com a implantação
                do Centro de atendimento para o enfretamento à Covid-19 no município ampliou-se o atendimento das pessoas com síndromes
                respiratórias, bem como, o diagnóstico rápido e oportuno da doença através da testagem rápida de covid-19 proporcionando
                maior resolutividade e evitando a sobrecarga das emergências e dos hospitais municipais, dados que mantiveram Prudentópolis
                como um  dos  municípios  com menor índice  de  agravos e  mortes per capita do  Estado pela  covid-19.  Ainda,  possibilitou  a
                manutenção dos serviços da APS no território, evitando o colapso dos serviços de APS. Recomendações: A instituição do centro de
                enfrentamento à Covid-19 mostrou-se efetivo e resolutivo, mantendo o índice de agravos dentro do que a capacidade hospitalar
                local suportou satisfatoriamente.





                        A INTERSETORIALIDADE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS
                                     INSTITUCIONALIZADOS NA 4ª REGIÃO DE SAÚDE

                  Autores: ERICA IANÓSKI | Emanueli Mazur Ianóski Neuls. Instituição: SESA - 4ª Regional de Saúde
                PALAVRAS-CHAVE: Intersetorialidade nas políticas públicas; pessoa idosa; Instituição de Longa Permanência para Idosos
                O crescente envelhecimento da população e as mudanças frequentes das demandas nas políticas públicas vem se tornando um
                desafio cada vez maior, tanto no Brasil como no mundo. No que diz respeito à atenção à pessoa idosa, principalmente em relação
                às ILPIs(Instituição de Longa Permanência para Idosos), as políticas de Saúde e Assistência Social se complementam porém não
                se conversam adequadamente, surgindo um hiato de duplicidade ou ausência de ações. A intersetorialidade pode ser definida
                como a articulação de saberes e experiências que propiciam o planejamento, realização e avaliação de políticas, com a missão
                de fazer essa ponte e garantir a qualidade na assistência aos idosos institucionalizados. Justificativa As ILPI se constituem como
                um serviço de interesse à saúde e pertencente à pasta da Assistência Social, o que pode causar uma confusão na organização
                das instituições e no cuidado aos idosos residentes, visto que nem sempre as orientações dadas são semelhantes. Objetivos
                alinhar saberes e orientações aos serviços de ILPI pertencentes À 4ª Região de Saúde; realizar visitas técnicas em conjunto SESA/
                SEJUF com intuito de levantamento de fragilidades e potencialidades nas quatro instituições. Descrição da experiência durante os
                meses de maio e junho foram realizadas visitas técnicas nas 4 ILPI da região, com o objetivo de avaliar os processos de trabalho e
                levantamento das principais demandas das instituições. Participaram dos encontros os coordenadores e as referências técnicas
                do serviço, as equipes de Vigilância em Saúde e da APS, além de alguns gestores municipais. Após isso, foi realizada reunião de
                discussão e planejamento de oficinas regionais para trabalhar em conjunto os temas mais relevantes, como assistência integral,
                acolhimento e melhorias estruturais. Reflexão Foram levantadas várias oportunidades de melhorias, com vistas na seguridade
                biopsicossocial dos idosos, melhor aproveitamento dos recursos e das equipes, além de demandas para educação permanente
                aos trabalhadores das instituições. É notório que, há necessidade da recuperação da promoção, prevenção à saúde e seguridade
                social, visando a melhoria da qualidade de vida dessa população. Recomendações Ainda são muitos os desafios a serem superados
                na fragmentação das políticas, mas a intersetorialidade vem se demonstrando uma importante aliada na construção de resultados
                positivos na atenção pública, sempre tendo em vista a qualidade de vida da população, em especial dos mais frágeis.




                                                            31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36