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EIXO 1   Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
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                  IMPLANTAÇÃO DE LEITOS ESPECIALIZADOS EM SAÚDE MENTAL EM HOSPITAL DE MÉDIA
                                       COMPLEXIDADE LOCALIZADO EM LONDRINA

                  Autores: SILVANA FERRI FECCHIO | Juliana Vicente de Oliveira Franchi, Naiara Barros Polita, Antonio Silva Freitas,
                  Maura Aparecida Silveira, Geraldo Junior Guilherme. Instituição: Hospital Zona Sul de Londrina

               PALAVRAS-CHAVE: Hospital Geral; Saúde Mental; Assistência à saúde mental.
               Caracterização do problema: Historicamente, os serviços de tratamento de portadores de transtornos mentais foram locais de
               segregação, exclusão e isolamento social. Estas práticas produziram sequelas na sociedade, contribuindo para a marginalização
               destes indivíduos. Justificativa: Os leitos especializados em saúde mental em Hospital Geral convergem para uma visão ampliada
               de saúde biopsicossocial, com a possibilidade de olhar estas pessoas no contexto clinico e psíquico. Estes leitos promovem a
               humanização e atenção integral de saúde e o resgate de seus direitos. Objetivo: Implantar leitos especializados em saúde mental
               para internação de curta permanência de pacientes portadores de transtorno mental e/ou usuários de drogas e álcool em um
               Hospital Geral de média complexidade localizado em Londrina. Descrição da experiência: Com a alta demanda de atendimento
               psiquiátrico neste serviço, emergiu a necessidade de organizar a infraestrutura, recursos humanos e materiais, sendo inaugurada
               no mês de outubro de 2021 uma enfermaria exclusiva para internação destes pacientes. Dispõe de 10 leitos, distribuídos em
               quarto feminino e masculino, porta de acesso com fechadura eletrônica, área de solário externo delimitada por grades e coberta.
               Composta  por  uma  equipe  multiprofissional  com  profissionais  habilitados  –  médico  Psiquiatra,  Psicólogo,  Assistente  Social,
               Enfermeiros e  Técnicos  de  enfermagem. Criados  protocolos  institucionais  de  prevenção  de  risco  de  suicídio,  risco de  evasão,
               manejo clínico do paciente psiquiátrico, contenção química, física e mecânica e protocolo de alta e encaminhamento. Elaborado o
               termo de acompanhante e instituído o uso de pulseiras de identificação com cores conforme classificação de risco. Reflexão sobre
               a experiência: Os pacientes psiquiátricos exigem vigilância contínua da equipe multiprofissional, pois requerem atenção, cuidado
               integral e humanizado, pautado nos protocolos assistenciais para reduzir os riscos inerentes à fase aguda da doença, evitar uma
               internação mais prolongada, tratar as condições clínicas e de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool e
               outras drogas. Recomendações: Ainda é um grande desafio quebrar os preconceitos que cercam o cuidado prestado ao paciente
               psiquiátrico em Hospital Geral, recomenda-se que todos os hospitais gerais possuam leitos específicos para atendimento deste
               perfil de paciente para garantir uma assistência de qualidade e segura durante seu internamento.




                IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR EM SAÚDE - COVID-19

                  Autores: ALINE DE OLIVEIRA PERFEITO | Carmen Fernanda Ribeiro, Gisele Ristow Monstes, Denise Rebello da
                  Cunha, Viviane de Souza Gubert Fruet. Instituição: Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

               PALAVRAS-CHAVE: Saúde pública; COVID-19; Saúde do trabalhador.
               Com o advento da pandemia da COVID-19, exigiu-se a implementação de respostas rápidas e eficazes no cuidado à saúde do
               trabalhador. Este relato tem como objetivo apresentar o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde durante o início da emergência
               sanitária para atendimento dos trabalhadores sintomáticos respiratórios. A Secretaria Municipal da Saúde organizou um fluxo
               exclusivo para atendimento dos profissionais com sintomas respiratórios. As atividades iniciaram-se em 13/04/2020, período em
               que os casos positivos aumentavam na cidade e a oferta de testes de diagnóstico era restrita. Neste cenário de incertezas, esta
               unidade tornou-se referência para o acesso ao atendimento médico e testagem e foi denominada de Unidade de Atendimento
               ao Trabalhador em Saúde. Em março de 2020, o quadro de recursos humanos da Secretaria Municipal da Saúde continha 6.393
               trabalhadores. O fluxo iniciava-se com agendamento imediato de consulta médica, através de sistema informatizado; expedição de
               documentação para legalizar o afastamento das atividades laborais junto à Perícia Médica; teste diagnóstico (RT-PCR e sorologia);
               fornecimento da medicação prescrita e o era realizado o monitoramento diário dos trabalhadores e familiares durante o período
               de transmissibilidade. Realizava-se a testagem dos familiares dos trabalhadores que positivaram para COVID-19. Os trabalhadores
               recebiam orientações sobre isolamento em domicílio. Caso este não pudesse realizar seu isolamento na residência, havia oferta
               de um serviço de hotelaria para que o mesmo pudesse cumpri-lo em segurança. Com a chegada dos testes rápidos enviados pelo
               Ministério da Saúde, passou-se a adotar duas metodologias de diagnóstico, PCR e teste rápido. Esta unidade foi armazenadora e
               distribuidora dos testes rápidos para a rede hospitalar da cidade, tanto pública como privada. Em outubro de 2020, foi ampliado
               o número de locais para a coleta e apoio à saúde do trabalhador, visto que havia expansão da pandemia, então o local serviu de
               base para treinamentos às equipes. A Unidade de Atendimento ao Trabalhador em Saúde foi desativada em 05/10/2020 e nesse
               período realizou o atendimento de 1.463 trabalhadores, destes 225 foram diagnosticados positivos para a COVID-19. No início da
               pandemia, diante das muitas incertezas relativas aos riscos de contaminação do trabalhador foi essencial a iniciativa da gestão,
               dando garantia de atendimento oportuno e testagem.






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