Page 44 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE



                  PET - GraduaSUS: Contribuições do Programa para a Formação e Qualificação na
                  área da Saúde Mental

                  Autores: MARCOS KOCZUR LACERDA; Rosiléa Clara Werner; Lis Fátima Schimiguel. Instituição: Universidade Estadual de Ponta
                  Grossa
                  Palavras-chave: serviço social; petgraduasus; saude mental

                  PET - GraduaSUS: Contribuições do programa para a formação e qualificação na área da saúde mental O presente trabalho
                  objetiva fazer um relato das contribuições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET - GraduaSUS, do
                  Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, para a formação dos acadêmicos de
                  Serviço Social que fizeram estágio Obrigatório I e II no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II, da Prefeitura Municipal de
                  Ponta Grossa Paraná. O PET-GraduaSUS, objetiva articular o ensino, os serviços e a comunidade. Desta forma, o programa
                  articulou os acadêmicos do curso de Serviço Social da UEPG, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, o Centro de
                  Atenção Psicossocial-CAPS II, o Hospital da Criança João Vargas de Oliveira e a comunidade que fazem usos dos serviços
                  envolvidos. Nessa linha de trabalho, o programa no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II, contribuiu para a formação
                  profissional dos acadêmicos de Serviço Social. Possibilitou a articulação e mobilização dos estagiários junto ao PET em várias
                  ações como: organização e participação em eventos científicos, como a Primeira Mostra de Práticas em Saúde Mental de
                  Ponta Grossa, II Simpósio Internacional de Ciências Sociais Aplicadas, VIII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde-
                  CONASSS, e dentre muitos outros. Ainda, outras ações que foram desenvolvidas, se direcionaram na construção de oficinas
                  temáticas, na área da saúde mental e da saúde pública feitas pela equipe do PET, tendo como público a comunidade, os
                  funcionários dos serviços e a universidade. Nesse sentido, o programa aproximou os serviços junto da universidade. Para
                  além disso, vale destacar que o CAPS II, possui uma equipe multidisciplinar que traz estratégias ao partilhar novos arranjos
                  de trabalho. Nessa perspectiva, a experiência do PET no CAPS II, permitiu a qualificação da formação profissional em Serviço
                  Social, articulando ensino e a prática profissional a medida em que essa dinâmica de trabalho permite que os serviços de
                  saúde mental possam contar com profissionais cada vez mais qualificados e preparados para enfrentar os desafios cotidianos
                  na área da saúde mental. Contudo, o programa trouxe avanços nos novos postos de trabalhos, pois destaca-se que com a
                  participação do PET no serviço, houve a abertura de novos campos de estágios remunerados e também uma das estagiarias
                  que fizeram parte da equipe do CAPS II, foi contratada no CAPS pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.



                  Política Nacional de Humanização: Concepção de Estudantes de Enfermagem

                  Autores: STELA CRUZ FACCIOLI; Raquel Mori Pires de Camargo; Caroline Braga Saldanha; Caroline de Oliveira Santos. Instituição:
                  Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE
                  Palavras-chave: Humanização da Assistência; Educação em Enfermagem; Política Pública.
                  Introdução: A conceituação moral do termo humanização traz consigo valores como: respeito, solidariedade, compaixão
                  e  empatia. A  promoção  dos  serviços  em  saúde  deve  imprimir  a  tendência  atual  das  leis  em  compreender  e  atender  a
                  complexidade dos aspectos que envolvem as demandas dos usuários. Diante de tal necessidade é imprescindível que se
                  promova a aproximação das práticas humanizadas na enfermagem desde a formação acadêmica. Objetivo: O objetivo desse
                  estudo é compreender a concepção de acadêmicos do curso de enfermagem acerca da humanização sob a lógica da PNH.
                  Metodologia: O presente estudo possui abordagem qualitativa, utilizando-se de aspectos pertinentes às pesquisas de cunho
                  exploratório e descritivo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada, sendo o material transcrito
                  analisado pela Análise de Conteúdo Temático de Bardin. Resultados: Na análise dos dados, emergiram três categorias, sendo
                  elas: A multiplicidade dos aspectos utilizados para conceituar o termo humanização; Princípios conceituais e instrumentos
                  facilitadores que permeiam a humanização; O direcionamento da Política Nacional de Humanização na prática profissional.
                  Considerações  finais:  Os  estudantes  concluintes  do  curso  de  enfermagem  compreendem  a  humanização  de  forma
                  abrangente, inclusiva e altamente sensível aos aspectos abordados pela PNH, sendo que seu conteúdo permeia toda a
                  graduação. Assim, considerando a formação como o período de construção da identidade profissional, trata-se do momento
                  onde o indivíduo irá impregnar seus princípios éticos, morais e atitudinais de acordo com a cultura que lhe é apresentada.








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