Page 44 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE
PET - GraduaSUS: Contribuições do Programa para a Formação e Qualificação na
área da Saúde Mental
Autores: MARCOS KOCZUR LACERDA; Rosiléa Clara Werner; Lis Fátima Schimiguel. Instituição: Universidade Estadual de Ponta
Grossa
Palavras-chave: serviço social; petgraduasus; saude mental
PET - GraduaSUS: Contribuições do programa para a formação e qualificação na área da saúde mental O presente trabalho
objetiva fazer um relato das contribuições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET - GraduaSUS, do
Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, para a formação dos acadêmicos de
Serviço Social que fizeram estágio Obrigatório I e II no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II, da Prefeitura Municipal de
Ponta Grossa Paraná. O PET-GraduaSUS, objetiva articular o ensino, os serviços e a comunidade. Desta forma, o programa
articulou os acadêmicos do curso de Serviço Social da UEPG, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, o Centro de
Atenção Psicossocial-CAPS II, o Hospital da Criança João Vargas de Oliveira e a comunidade que fazem usos dos serviços
envolvidos. Nessa linha de trabalho, o programa no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II, contribuiu para a formação
profissional dos acadêmicos de Serviço Social. Possibilitou a articulação e mobilização dos estagiários junto ao PET em várias
ações como: organização e participação em eventos científicos, como a Primeira Mostra de Práticas em Saúde Mental de
Ponta Grossa, II Simpósio Internacional de Ciências Sociais Aplicadas, VIII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde-
CONASSS, e dentre muitos outros. Ainda, outras ações que foram desenvolvidas, se direcionaram na construção de oficinas
temáticas, na área da saúde mental e da saúde pública feitas pela equipe do PET, tendo como público a comunidade, os
funcionários dos serviços e a universidade. Nesse sentido, o programa aproximou os serviços junto da universidade. Para
além disso, vale destacar que o CAPS II, possui uma equipe multidisciplinar que traz estratégias ao partilhar novos arranjos
de trabalho. Nessa perspectiva, a experiência do PET no CAPS II, permitiu a qualificação da formação profissional em Serviço
Social, articulando ensino e a prática profissional a medida em que essa dinâmica de trabalho permite que os serviços de
saúde mental possam contar com profissionais cada vez mais qualificados e preparados para enfrentar os desafios cotidianos
na área da saúde mental. Contudo, o programa trouxe avanços nos novos postos de trabalhos, pois destaca-se que com a
participação do PET no serviço, houve a abertura de novos campos de estágios remunerados e também uma das estagiarias
que fizeram parte da equipe do CAPS II, foi contratada no CAPS pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Política Nacional de Humanização: Concepção de Estudantes de Enfermagem
Autores: STELA CRUZ FACCIOLI; Raquel Mori Pires de Camargo; Caroline Braga Saldanha; Caroline de Oliveira Santos. Instituição:
Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE
Palavras-chave: Humanização da Assistência; Educação em Enfermagem; Política Pública.
Introdução: A conceituação moral do termo humanização traz consigo valores como: respeito, solidariedade, compaixão
e empatia. A promoção dos serviços em saúde deve imprimir a tendência atual das leis em compreender e atender a
complexidade dos aspectos que envolvem as demandas dos usuários. Diante de tal necessidade é imprescindível que se
promova a aproximação das práticas humanizadas na enfermagem desde a formação acadêmica. Objetivo: O objetivo desse
estudo é compreender a concepção de acadêmicos do curso de enfermagem acerca da humanização sob a lógica da PNH.
Metodologia: O presente estudo possui abordagem qualitativa, utilizando-se de aspectos pertinentes às pesquisas de cunho
exploratório e descritivo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada, sendo o material transcrito
analisado pela Análise de Conteúdo Temático de Bardin. Resultados: Na análise dos dados, emergiram três categorias, sendo
elas: A multiplicidade dos aspectos utilizados para conceituar o termo humanização; Princípios conceituais e instrumentos
facilitadores que permeiam a humanização; O direcionamento da Política Nacional de Humanização na prática profissional.
Considerações finais: Os estudantes concluintes do curso de enfermagem compreendem a humanização de forma
abrangente, inclusiva e altamente sensível aos aspectos abordados pela PNH, sendo que seu conteúdo permeia toda a
graduação. Assim, considerando a formação como o período de construção da identidade profissional, trata-se do momento
onde o indivíduo irá impregnar seus princípios éticos, morais e atitudinais de acordo com a cultura que lhe é apresentada.
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