Page 18 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
P. 18

EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO NA SAÚDE  EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO NA SAÚDE



                 PREVALÊNCIA DE CASOS DE EMERGÊNCIA POR EVENTO CARDIOVASCULAR EM UMA
                 UPA DE LONDRINA-PR E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS


                 Autores: TIAGO AIRES FERREIRA | Joice Mara Cruciol. Instituição: Universidade Estadual de Maringá
                 Palavras-chave: Doenças cardiovasculares. Serviço de emergência médica. Epidemiologia.

                 Introdução:  Dados  da  Organização  Pan-Americana  da  Saúde  –  OPAS  revelam  que  as  doenças  cardiovasculares  são  a
                 principal causa de morte no mundo. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015,
                 representando 31% de todas as mortes em nível global. Das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos)
                 por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem em países de baixa e média renda e 37% são causadas por doenças
                 cardiovasculares. Sabe-se que a maneira mais eficaz de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares, em nível populacional, é
                 o desenvolvimento de ações de prevenção e tratamento dos seus fatores de risco. Objetivos: Determinar a prevalência de eventos
                 cardiovasculares [infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC)] nos atendimentos de emergência de uma
                 Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Identificar tempo de permanência; Identificar desfechos dos casos– alta, transferência ou
                 morte; Identificar o perfil farmacoepidemiológico dos pacientes; Identificar a relação da prevalência dos eventos cardiovasculares
                 com a frequência de obtenção prévia de medicamentos pelo paciente na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência
                 em 12 meses que antecederam o evento cardiovascular. Metodologia: Estudo transversal retrospectivo e epidemiológico, com
                 análise de prontuários dos pacientes com diagnóstico de IAM e AVC e medicamentos dispensados na rede de atenção à saúde
                 previamente ao evento. Foram coletados dados na Upa do jardim Sabará em Londrina-PR, no periodo de Janeiro de 2019 à
                 dezembro de 2019 e selecionados casos identificados no livro de admissão do setor de emergência da UPA com as seguintes
                 hipóteses diagnósticas: crise hipertensiva, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), ou as seguintes
                 queixas principais: dor torácica ou epigástrica, arritmia cardíaca ou angina. As fontes de informação foram o livro de registros de
                 admissão no setor de emergência da UPA (seleção prévia da população), prontuário físico do paciente e dados disponíveis pelo
                 Sistema Saúde Web. Resultado e conclusão: Os resultados e conclusão do projeto estão em fase final, portanto não há como
                 descreve-los nesse momento. Assim, serão apresentados e editados até o prazo final.




                 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UBS DE LONDRINA NA IMPLANTAÇÃO DO PEC PARA
                 ATENDIMENTOS DE IMUNIZAÇÃO

                 Autores: NILCEIA DIEGUES DOS SANTOS | Glaucycleia Rosa Fonseca, Izabel Cristina Sartorelli, Geny Maria Schmidt Alves Galvão.
                 Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Londrina

                 Palavras-chave: PEP. e-SUS. PEC.
                 Caracterização do Problema: os avanços tecnológicos e informacionais impactaram a rotina de pessoas, empresas e instituições.
                 Na área da saúde, grandes foram os avanços ocorridos nos últimos anos decorrentes da era digital, principalmente no aspecto de
                 agilidade em pesquisas/descobertas e nos processos de trabalho. Com destaque para a implantação do Prontuário Eletrônico
                 do Paciente (PEP), que possibilita o acompanhamento mais eficaz dos pacientes, através de informações compartilhadas entre
                 os serviços de saúde. Sua implantação no SUS tem ocorrido de maneira mais gradativa e por fases. Este relato descreve a
                 experiência  de  uma  Unidade  Básica  da  Saúde  (UBS)  de  Londrina  com  a  implantação  do  sistema  informatizado  para  os
                 atendimentos de imunização. Fundamentação Teórica: A Resolução CIT 007/2016, publicada pelo Ministério da Saúde, dispõe
                 sobre a obrigatoriedade da implantação do PEP em todas as unidades de saúde, como condicionante para o recebimento de
                 repasses financeiros. Descrição da Experiência: Foi escolhido o software e-SUS, que tem a ferramenta Prontuário Eletrônico
                 do Cidadão (PEC). Para adaptação dos servidores com o sistema e redução de impactos no processo de trabalho, a Secretaria
                 Municipal de Saúde de Londrina optou por iniciar a utilização do PEC nos atendimentos de imunização. Para tanto foram realizadas
                 oficinas de treinamento com alguns profissionais de cada UBS e estes foram incumbidos de treinar os demais servidores de suas
                 unidades. Este foi um processo simples e com boa aceitação por parte dos profissionais. Efeitos Alcançados: Na UBS em estudo
                 a implantação do sistema ocorreu no dia posterior ao treinamento, pois os servidores vislumbraram as melhorias e facilidades
                 do sistema. O processo de trabalho melhorou, pois não há deslocamento de profissionais para entrega/busca de carteirinhas de
                 vacinação, além da eliminação de papel e impressão, pois é tudo digital, e os questionamentos dos pacientes quanto a possíveis
                 atendimentos fora da sequência não existem mais, pois a lista de chamada é digital e cronológica. É possível também que todos
                 os profissionais da unidade acompanhem a fila de espera e verifiquem a necessidade de auxilio aos colegas em caso de alta
                 demanda. Recomendações: a experiência foi satisfatória e os profissionais aguardam receptivos a implantação do PEC em todo
                 o processo de trabalho da unidade.



                                                                                                              17
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23