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EIXO 1 Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
CRIAÇÃO DE UM SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR PARA
MELHOR GESTÃO DOS INSUMOS HOSPITALARES E DE RECURSOS FINANCEIROS.
Autores: CAMILA CATALDI DE ALCANTARA | Reinaldo Santini Primo Júnior, Elisângela Aparecida Cardador.
Instituição: Hospital Zona Norte de Londrina/ Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Hospitalar;Administração de Materiais no Hospital;Alocação de Custos.
Caracterização do problema: Durante os meses críticos da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, o Hospital Zona Norte de
Londrina atravessou períodos onde à escassez de materiais e medicamentos ameaçavam a segurança da equipe de saúde e
dos pacientes e a qualidade do serviço prestado. A retomada do serviço trouxe consigo um novo período de instabilidade, uma
vez que, aqueles insumos não utilizados durante o covid, tiveram um aumento na demanda e, assim, as unidades de saúde
enfrentaram um novo risco de desabastecimento. Justificativa: A possibilidade de desabastecimento durante e após o covid,
trouxe à tona a problemática da gestão eficiente de recursos e insumos. Dessa forma, com o retorno gradativo à normalidade de
atendimentos, se fez necessário a elaboração de um plano estratégico para que os produtos de saúde, bem como os recursos
financeiros, fossem melhores utilizados e transparecessem o perfil epidemiológico dos pacientes atendimentos pelo Hospital
Zona Norte de Londrina. Objetivos: Com o objetivo de identificar a demanda real do hospital e estabelecer o quantitativo
necessário de cada produto para saúde utilizado durante o atendimento ao paciente, criou-se o setor de Distribuição de Material
Médico Hospitalar em Maio de 2022, sob a responsabilidade da unidade de Farmácia e da Diretoria Administrativa. Descrição da
experiência: O novo setor tem função de distribuir para a equipe de enfermagem todos os materiais hospitalares essenciais para
o atendimento. O sistema de gestão GSUS é utilizado para a realização de pedidos pelas enfermarias e para o atendimento desses
pedidos pelo setor de distribuição de material médico hospitalar. A criação desse setor e a utilização do sistema informatizado
auxiliam na determinação qualitativa e quantitativa do material. Reflexão sobre a experiência: Espera-se que, com o passar dos
meses, o histórico de consumo emitido pelo sistema oriente uma aquisição mais eficiente de material, seja na quantidade, seja no
tipo de material a ser adquirido. Além disso, com um relatório fidedigno é possível comprar insumos com responsabilidade, sem
excessos, a ponto de perda por vencimento, e sem o risco de desabastecimento. Recomendações: Com o avanço nas atividades
do setor de distribuição de material médico hospitalar e a sedimentação do uso do sistema informatizado para a realização e
atendimento dos pedidos, o próximo passo recomendado é a dispensação de material por paciente, principalmente, aqueles que
são de alto custo.
PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A
MULHER EM LONDRINA, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: JOSIANE NUNES MAIA | Giovana Maria Mourinho Ferreira, Marselle Nobre de Carvalho, Letícia Nunes
Maia Mendonça. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica;. Política pública; Pandemia.
Caracterização do problema: A pandemia da Covid-19 fez o mundo parar e se reinventar. Nesse contexto de mudanças e
incertezas a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres de Londrina, precisou garantir
a realização das reuniões, um desafio a ser enfrentado. Justificativa: a reunião da rede é uma estratégia essencial para a
articulação das políticas públicas, assim como um espaço de qualificação da atuação profissional a partir de uma perspectiva
transversal de gênero. Objetivos: Descrever a organização e funcionamento das reuniões da rede de enfrentamento a violência
contra a mulher durante a pandemia da Covid-19. Descrição da experiência: A participação na reunião da rede se deu por
convite feito pela orientadora do programa do mestrado. Foram cinco reuniões que ocorreram mensalmente no período de abril
a agosto de 2021, por videoconferência pelo Google Meet, respeitando os cumprimentos das medidas de distanciamento social
vigentes. Foram apresentados alguns serviços e discutidos temas como, por exemplo, os aspectos do machismo na construção
das masculinidades em tempos de pandemia da COVID-19; segurança pública no enfrentamento a violência contra as mulheres;
violência contra a mulher, intersecção de classe e raça/etnia. As discussões foram muito enriquecedoras e sempre voltadas
para capacitação e resolução dos problemas relacionados à violência contra as mulheres, evidenciando o comprometimento
dos atores envolvidos nesse processo. Reflexão sobre a experiência: As reuniões são espaços importantes para a discussão de
políticas públicas transversais, onde são apresentados os serviços integrantes da rede, e se realizam planejamento, implantação
e implementação de fluxos e protocolos, assim como apresentação e discussões sobre a legislação e as ações por elas definidas,
em busca de garantir qualidade e acesso das mulheres aos serviços públicos, com a finalidade de combater à violência e de
trabalhar pela igualdade de gênero. Recomendações: As reuniões da rede são ferramentas essenciais para aproximação, debate
e articulação com os serviços proporcionando o trabalho em equipe o que favorece as ações Inter setoriais e interdisciplinares.
Portanto, garantir que as reuniões aconteçam é primordial para manter as ações realizadas pela rede de enfrentamento do
município alicerçada nos quatro eixos da Política Nacional de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres.
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