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EIXO 1   Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                    ADEQUAÇÃO DA FUNDAÇÃO ESTATAL DE ATENÇÃO A SAÚDE (FEAS) A LEI GERAL DE
                                             PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

                   Autores: TIAGO CANDIDO DE MELLO | José Carlos Brugeff, Jouglas Alves Tomaschitz. Instituição: Fundação
                   Estatal de Atenção à Saúde

                PALAVRAS-CHAVE: Adequação; LGPD; Saúde
                Contextualização do problema: O atendimento realizado pelas organizações que atuam na área de saúde com a qualidade
                requerida pela sociedade depende, dentre outros, de fatores tecnológicos, incluindo os oriundos da tecnologia da informação,
                onde destacam-se os sistemas de informação. Assim como acontece em outros segmentos, na saúde a informação é um ativo,
                sendo um recurso crítico, na medida em que é necessário para a execução dos processos institucionais. Na contramedida,
                os dados podem se tornar indisponíveis, adulterados ou serem tratados por pessoas e formas não autorizadas, afetando a
                qualidade dos resultados e imagem da organização. Justificativa: O tratamento de informações de caráter pessoal no Brasil é
                tratado de maneira indireta pela Constituição Federal, Código Civil, Código Penal, Código de Defesa do Consumidor, Marco Civil
                da Internet, Lei de Acesso à Informação e Lei Carolina Dieckmann, mas agora, de maneira mais direta, pela Lei Geral de Proteção
                de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece como deve ser o tratamento de dados pessoais, realizado por pessoa natural ou por
                pessoa jurídica de direito público ou privado, nos meios digitais ou físicos, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais
                de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Objetivo: Relatar o estabelecimento
                de um plano para adequação à LGPD na Feas. Descrição da experiência: O plano de adequação da Feas foi subsidiado pela
                Prefeitura Municipal de Curitiba e contou com a assessoria especializada. Para a adequação inicial foi constituído um projeto
                de oito meses. Durante metade deste tempo os setores inventariaram seus processos e mapearam os ciclos de vida dos dados,
                para que ao longo dos três próximos meses constituíssem planilhas de riscos, planos de mitigação e ações de contingência.
                Por último, concluindo o período de adequação, foram trabalhados os contratos e a documentação do modo operacional. Para
                a manutenção da adequação e melhoria contínua, o site institucional ganhou uma sessão específica, bem como o Código de
                Conduta e Integridade, qual é amplamente difundido dentre os empregados. Reflexão da experiência e recomendações: Para
                a Feas e suas unidades as ações para garantir a adequação têm caráter permanente e requerem conhecimento multidisciplinar
                dos  gestores  e  ação  conjunta  dos  empregados,  na  finalidade  de  avaliar  e  promover  ajustes  na  segurança  física,  lógica,
                relacionamento com fornecedores, parceiros e governo.




                A IMPORTÂNCIA DOS MUTIRÕES COMO ESTRATÉGIA DE COBERTURA DO ATENDIMENTO DE
                                PROCEDIMENTOS E EXAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

                   Autores: GRAZIELLA HOLLER | Rosilaine de Oliveira, Kelly Otofuji Honda, Keity Daniela de Oliveira Arias, Chayane
                   Karla Lucena de Carvalho. Instituição: Núcleo de Atenção Especializada - Fundação Estatal de Atenção a Saúde
                PALAVRAS-CHAVE: Procedimentos; Exame diagnóstico; Sistema Único de Saúde.
                Caracterização do problema: a pandemia da COVID-19 impôs sobrecarga aos serviços de saúde em todo o mundo, com isso os
                exames e procedimentos eletivos foram suspensos por diferentes períodos conforme situação epidemiológica local, represando
                um número grande de pacientes aguardando exames e procedimentos eletivos. Diante do problema, um Serviço de Atenção
                Especializada de um Município do Paraná, planejou estratégias para aumento de ofertas de procedimentos e exames para a rede
                pública de saúde no primeiro quadrimestre de 2022, ofertando maior número de pequenas cirurgias de pele, ecocardiografia,
                ecodoppler de vasos/carótidas, USG de aparelho urinário e escleroterapia. Justificativa: com a retomada nos atendimentos
                eletivos verificou-se que cumprir apenas as metas em contrato com a rede pública, não seria suficiente para suprir a demanda
                represada, a gestão teria que organizar ações além da pré-estabelecida para aumentar a oferta dos exames e procedimentos.
                Observou-se que o relatório do sistema municipal, que as filas de espera elevadas nestas especialidades. Buscou-se intervir
                para propor benefícios ao usuário do SUS. Objetivos: Apresentar os mutirões como uma estratégia de gestão desenvolvida
                pelo Serviço de Atenção Especializada, para redução das filas de espera dos exames e procedimentos no SUS. Descrição da
                experiência: Através do método 5W2H, foi planejado e desenvolvido os mutirões. Trata-se de uma ferramenta utilizada para
                planejar a implementação da solução. Os mutirões foram realizados em datas definidas, junto às equipes de acordo com a
                disponibilidade de profissionais para realização do exame ou procedimentos. À gerência do serviço competiu a geração de
                relatório  de  acompanhamento  das  filas  de  espera  e  posterior  planejamento  do  mutirão  a  ser  realizado  em  cada  mês.  Nos
                dias selecionados para mutirão, além do especialista foi disponibilizado equipe de enfermagem e administrativa para gestão
                das agendas. Reflexão sobre a experiência e recomendações: os mutirões mostram-se como uma excelente estratégia para
                solucionar o tempo de fila de espera para exames de USG de aparelho urinário, ecocardiografia, ecodoppler de vasos/carótidas,
                pequenas cirurgias de pele e escleroterapia. Contribui também para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Contrato de
                Gestão vigente em 2022, o êxito nos mutirões já realizados serve como base para planejamento de outras especialidades.




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